Educação & Cultura

Feira – Show no Cuca homenageia nascimento de Luiz Gonzaga

O show Tributo a Luiz Gonzaga será realizado exatamente no dia 13 de dezembro, data do aniversário do eterno Rei do Baião. Já em quarta edição, o evento está programado para as 20 horas, no teatro de arena do Cuca, com entrada franca.

O show contará com a participação do grupo de dança do Cuca, o instrumentista Neném do Acordeon, Coral Uefs/Cuca, a dupla de violeiros Caboquinho e João Ramos, o cantor e compositor Gereba e convidados. Cada um vai apresentar quatro canções durante o espetáculo.

Luiz Gonzaga do Nascimento ou simplesmente o Rei do Baião, gênero musical que o consagrou, começou a tocar acordeon ainda garoto, nas feiras e eventos que aconteciam na sua cidade, Exu, no sertão de Pernambuco. Aprendeu a tocar o instrumento com o pai Januário, um homem simples que trabalhava na roça e, nas horas vagas, executava músicas no acordeom.

Nascido na cidade pernambucana de Exu, em 1912, Luiz Gonzaga é considerado o maior divulgador da música nordestina no país. Entre os clássicos do seu repertório estão “Asa Branca”, a canção mais importante da sua carreira; “Xote das Meninas”, “Cintura Fina”, “Meu Pé de Serra” e “Assum Preto”. Luiz Gonzaga morreu em 2 de agosto de 1989.

 

CUCA

Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana – BA.

Contato: (75)3221-9766 |  cuca@uefs.br  |  www.uefs.br/cuca.

Informações de Socorro Pitombo – Assessoria Cuca/Uefs

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo