Além de outras pessoas do município, quem também esteve presente foi o conhecido violeiro e sambador Curió e o vereador Antônio Silva (Chiba).
Foi uma noite bem descontraída com o som dos pandeiros e muitas chulas e batuques na voz dos sambadores.
O samba não parou durante toda a noite. As mulheres caíram no samba de pé, enquanto os sambadores entoavam belos batuques e chulas.
Data a ser sempre lembrada por todos, 05 para 06 de Janeiro de 2011, Dia de Reis na comunidade Umbuzeiro, em Ichu, na residência do senhor Genivaldo Gonsalves de Oliveira e Dona Helena Carneiro.
O organizador deste evento foi o Sr Diego Carneiro, que é filho de Genivaldo, o proprietário da residência. O Portal Interior da Bahia parabeniza Diego por organizar este samba de Reis com o intuito de manter esta tradição que aos poucos está se acabando.
História do Dia de Reis
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebera a visita de “alguns magos do Oriente” que, segundo os hagiológios, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição, surgida no século VIII, converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.
Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte, são retirados todos os enfeites da época.
Por André Luiz Oliveira – de Ichu