O evento realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) em parceria com demais entidades da região, tem o objetivo de resgatar a cultura regional.
A intenção é valorizar a sociobiodiversidade da caatinga, bem como divulgar os produtos da agricultura familiar, produzidos por centenas de agricultores que retiram o seu sustento daquilo que a caatinga lhes oferece, neste período: o umbu. No ano passado foram processadas mais de 300 toneladas do fruto somente pela Coopercuc.
Este ano, o evento traz duas novidades: a alteração do nome, que nas edições anteriores era denominado Festa do Umbu, e a inclusão de concursos culturais em diversas modalidades. Para os organizadores, a alteração foi necessária pra dar maior visibilidade aos protagonistas do evento.
“Quando falávamos em Festa, as pessoas que estavam de fora valorizavam somente as bandas de forró que se apresentavam e deixavam em segundo plano os agricultores familiares e os produtos feitos com o umbu, geléias, doces e tantos outros”, afirma Adilson Ribeiro, presidente da Coopercuc.
Os concursos culturais nas modalidades poesia, música, artes plásticas e pintura em tela, prometem movimentar bastante os três dias do Festival. O edital com informações sobre inscrições, premiação, entre outras, será divulgado na próxima semana.
A programação do 3º Festival do Umbu conta com a realização de palestras ministradas por representantes de entidades estaduais, nacionais e internacional, oficinas sobre Ecogastronomia que será ministrada por um chefe de cozinha representante do Slow Food (instituição européia sem fins lucrativos com ramificações no Brasil, que preza pelas tradições culinárias regionais).
Outro tema a ser abordado é a Comercialização e Oportunidade de Mercado, Economia Solidária, ambas orientadas pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar da Bahia (UNICAFS).
A empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) participará com o mini-curso sobre Tecnologia de Produção de Mudas e Enxertos de Umbuzeiros. Participarão também representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outros. Informações do Umbuzada.com