Política & Economia

Instituto diz que fez sondagem sobre as eleições de Itiuba; veja os números

No período de 15 a 17 de janeiro passado, foi feito a 1ª sondagem espontânea sobre a sucessão municipal de Itiúba, quando foram entrevistados vários eleitores, estratificando as potencialidades políticas de cada pré-candidato para o cargo de Prefeito.

No questionário foram apontados, por enquanto, nomes com informações de populares. Realizada pelo Instituto AGP, na sondagem foram feitas entrevistas por telefone, nas ruas, nas residências e em eventos populares. Foram entrevistados 1.200 eleitores, na sede e zona rural.

A sondagem foi contratada por políticos interessados nas futuras lideranças ou em traçar estratégia para montagem de grupos políticos nas próximas eleições de 2012.

Para a realização da sondagem o instituto fez a seguinte pergunta ao eleitor (a): “Caso a eleição fosse hoje, você votaria em quem para Prefeito de Itiúba? Para esta primeira sondagem, conforma a população, os nomes colocados foram: Edinho dos Correios, Agnaldo Freitas, Zé do Rádio, Aroldo Pinto, Edinho Ventura, Roberval Bastos (Gerente do Banco do Brasil), Lula Castro (Lula do Augustão) e Rogério Móveis (Empresário).

Segundo o Instituto AGP, se a eleição de Itiúba fosse hoje, o resultado seria o seguinte: Edinho dos Correios (sem legenda) com 30% dos votos válidos; Rogério Móveis (sem legenda), com 15%; Zé do Rádio (PP) e Agnaldo Freitas (PT) com 10 % cada um; Aroldo Pinto (PSB) com 7% dos votos; Edinho Ventura (PRP) e Lula Castro (Lula do Augustão), com 5% cada; e Roberval Bastos do Banco do Brasil, com 2%; brancos/nulos somaram 16% dos votos válidos.

O Instituto informa que irá ser feito novas simulações no decorrer deste ano e em 2011, ano da eleição, inclusive com outros nomes que surgirem ao longo do processo. Informações do Instituto AGP.

Nota da redação:

 

Além de se tratar apenas de uma sondagem, diferente de uma pesquisa, ela não parece ter sido realizada obedecendo a uma metodologia segura. Aponta que foram ouvidas 1.200 pessoas, o que não é coisa tão simples. Diz ainda que foram ouvidas pessoas na sede e zona rural, inclusive por telefone, mas não especifica o número de questionários aplicados por localidade, o nome de quem a contratou e pagou, entre outros aspectos que são inerentes e uma pesquisa política.

Encaminhado ao Portal várias vezes, publicamos este material com base nas informações do “Instituto AGP”, embora com várias interferências realizadas sobre no texto. Digamos que serve para “fazer resenha” nos bares e esquinas da cidade para alimentar o ego a quem de interesse.

Nestes 15 dias, para dirimir todas as dúvidas, o Portal enviará um correspondente especial a Itiúba para colher detalhes sobre a política local. Além disso, deveremos fazer uma pesquisa através do Instituo Dados Nordeste, parceiro deste Portal e com experiência em várias eleições, notadamente em municípios do semiárido e Vale do Jacuípe.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo