Economia

Municipios do interior atraem 54% das novas empresas que surgem na Bahia

Dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), mostram que o número de empresas de pequeno, médio e grande portes implantadas no interior aumentou 150% entre os anos de  2007 e 2010.

Neste período, 54% das empresas (que tiveram incentivo do governo do Estado) se destinaram ao interior, contra 46% em Salvador e Região Metropolitana. Quanto aos empregos, a proporção foi de 67% contra 33% da capital.

Entre os investimentos mais expressivos estão os de energia renovável, mineração, naval e portuária, químico, petróleo e biocombustíveis, alimentos e bebidas, comércio e serviços.

O presidente da Federação das Associações das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (Femicro), Moacyr Vidal acredita que a oportunidade de crescer no interior é real. “É uma forma de expansão das vendas, buscar novos mercados”, pondera.

Segundo ele, as expectativas são boas por conta de uma união de fatores. “A tendência é que esse número aumente em função do mercado, com o crescimento de algumas cidades, do amadurecimento da lei geral das micro e pequenas empresas – aprovada em 2007, e do advento da internet”, acrescenta Vidal.

Ele aponta cerca de 30 municípios como os mais promissores, por serem polos de microrregiões com indústrias e um bom mercado consumidor. Dentre eles estão Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo