Educação & Cultura

VIII Fórum de Comunicação realizado com absoluto sucesso em Jequié

A Associação Jequieense de Imprensa-AJI realizou na noite de sexta-feira (11) no auditório Paulo Freire, da Direc 13, o VIII Fórum de Comunicação Social, com a chancela e promoção da Associação Bahiana de Imprensa-ABI, subseccional Norte/Nodeste e apoios das diretorias regionais do Sindicato dos Jornalistas no Estado da Bahia-Sinjorba e  do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão da Bahia-Sinterb.

O evento reuniu cerca de 140 inscritos, entre os quais profissionais de imprensa e o público interessado de Jequié, Gandu, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu, Ipiau  e Jaguaquara, dentre outras localidades.

Com isso, o presidente da seccional Norte/Nordeste da ABI, Jair Cezarinho, considerou o evento bastante positivo. “Foi excelente. Estou muito contente pela qualidade e o número de participantes. Eu só tenho a agradecer aos amigos de Jequié e região, especialmente da Associação de Imprensa”, destacou.

Abertura

 

Jair Cezarinho abriu o encontro agradecendo  a logística oferecida pela AJI, para a realização do evento que  considerou de “excelência” destacando, também,  o papel  do presidente da entidade jornalista Samuel Celestino em manter a representatividade da entidade, que comemora este ano 81 anos de existência.

O presidente da AJI, Emanoel Andrade,  enfatizou que o  VIII Fórum Regional de Comunicação Social representava naquele momento o ponto de partida para a programação este ano,  de uma  agenda que inclui a realização de cursos de qualificação profissional.

Também participaram da mesa de abertura do  fórum, fazendo pronunciamentos acerca do papel da imprensa e dos profissionais do setor, o deputado estadual e jornalista Euclides Fernandes, o advogado e vereador Luiz Brito, que representou o Legislativo municipal, a jornalista Marjorie Moura, presidente do Sinjorba e o professor Roberto Gondim, diretor da Direc 13.

Palestras

 

Os palestrantes convidados fórum os jornalistas Luiz Guilherme (Diretor da ABI), que fez um relato das várias etapas dos 200 anos da imprensa na Bahia; Evandro Matos (Portal Interior da Bahia), que explanou sobre a Blogosfera; Eduardo Lins (chefe de redação da TV Sudoeste), que destacou a atuação das emissoras de TV no interior baiano e a  atuação dos veículos junto às comunidades  regionais; no fechamento, o jornalista e radialista Edmundo Filho (chefe do núcleo de rádio da Agecom), que destacou o papel da radiodifusão junto aos governos e a interação com as comunidades.

Pela participação do público do inicio ao fim, deu para perceber que houve uma satisfação muito grande com os palestrantes. Todas as abordagens foram consideradas por eles como de  extrema importância. “Mesmo que o Fórum tenha sido apenas um dia, haverá uma mudança em toda a região, tanto no aspecto da qualidade quanto da responsabilidade com a noticia”, avaliou Eduardo Lins, da TV Sudoeste.

Ao final, várias perguntas foram formuladas para os quatro palestrantes responderem. Posteriormente foi feito o sorteio de vários livros e entregue os certificados aos inscritos. Da  redação, com informações e foto do Jequioé Repórter.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo