Ela garantiu investimentos de R$ 120,4 bilhões na região. A presidente disse que o futuro Ministério de Pequenas e Médias Empresas será destinado para o estímulo ao empreendedorismo nordestino e terá uma política direta aos arranjos produtivos locais.
A presidente afirmou ainda que criará condições para que a economia nordestina cresça a taxas superiores à do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O discurso de Dilma, na abertura do encontro tentou acalmar os nove governadores da região, que se mostraram preocupados com corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União, anunciado recentemente pelo governo.
Ao falar sobre os investimentos na região, Dilma se irritou com a sua assessoria, que errou o nome de uma cidade nordestina. “Experiências de sucesso como é o caso das confecções em Botirama (BA).” O nome correto do município é Toritama e fica em Pernambuco.
“Eu falei para vocês que não era Botirama. Vocês vejam o que é uma ótima assessoria… eles acharam esse Botirama sabe aonde? na internet”, disparou a Presidente.