O documentário, que tem a produção da jornalista Laura Ferreira, é costurado a partir de relatos de Manezinho, familiares e de sambadores contemporâneos do mestre sambador.
No vídeo, fruto da sua pesquisa de conclusão do curso, a jornalista conta histórias de samba, as memórias e peripécias do tempo em que Manezinho e sua gente desbravavam a Região Sisaleira levando samba e alegria ao povo sertanejo.
Proposta
A grande importância desse trabalho, segundo a autora, é a valorização de uma personagem importante da cultura popular. Para Laura, as programações da grande mídia têm sua importância, porém, ainda esquecem de pautar os artistas populares.
“Esse trabalho, embora simples e breve, pois fechamos o mesmo em uma duração de 30 minutos, é sem dúvida uma experiência que vai na contramão das grandes produções midiáticas, estou falando dos temas e personagens que a grande mídia normalmente pautam, como figuras políticas ou artistas de elite, brancos e da música comercial”, analisou.
O evento está Programado para começar às 20:00 horas, mas antes haverá uma apresentação do Grupo de Dança, “Tributo ao Corpo”. Na oportunidade, o grupo homenageará o mestre Mané de Isaías com uma coreografia da chula “Quixabeira”.
Para encerrar o evento, os sambadores de roda local, antigos parceiros de Manezinho, mais conhecidos como a “Gangue de Manezinho” que se refere aos seus amigos do Povoado de Chapada farão apresentações em homenagem ao sambador. “Sambadores de Riachão, como do Povoado das Pedrinhas, também abrilhantarão o evento”, conclui a jornalista.
Por Patrícia Roma