Blog

Uneb: Professor vence prêmio nacional da Fundação Cultural Palmares

A pesquisa da docente, premiada na categoria dissertação sobre comunidades tradicionais (região Nordeste), foi defendida no ano passado como conclusão do mestrado em letras e lingüística, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Elvina analisa no trabalho as práticas e eventos de letramento como recursos comunicativos na comunidade quilombola, distrito de Bom Jesus da Lapa.

De acordo com a docente, a pesquisa possui relevância significativa por ampliar a visibilidade de questões específicas de um grupo estigmatizado, em um momento em que as políticas públicas direcionadas para a população afro-brasileira exigem um maior aporte de investimento intelectual para serem implementadas, sobretudo visando o cumprimento das leis federais 10.639/2003 e 11.465/2008.

Em sua primeira edição, Prêmio Nacional Palmares de Monografia e Dissertação 2010 – organizado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (Cnirc), da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – selecionou dentro das áreas cultura afro-brasileira, comunidades tradicionais e cultura afro-latina os melhores trabalhos em cada uma das cinco regiões brasileiras.

Dos 147 trabalhos inscritos, 12 monografias e dissertações foram premiadas com valores individuais de R$ 4 mil e R$ 8 mil, respectivamente. Mais informações no site www.uneb.br.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo