Meio Ambiente

Visita ao Poço Encantado é reaberta para os turistas na Chapada Diamantina

Desde o Carnaval que o proprietário da área, Miguel Jesus de Mota, estava recebendo turistas, depois de fazer um acordo com o Ibama. A escada de alvenaria que facilitou o acesso para os visitantes, mas motivou a interdição do poço em 2007, vai permanecer.

Os especialistas em cavernas que estudaram o caso entenderam que a remoção da escada poderia ser mais danosa. Em compensação, Miguel Mota se comprometeu a obedecer normas para a conservação do lugar. “Precisamos garantir a preservação deste patrimônio para muitas gerações que ainda virão”, justificou o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto.

O Poço Encantado é considerado uma das principais atrações turísticas da Chapada Diamantina. “Deixamos de receber 12 mil pessoas por ano”, contabilizou Anselmo Macedo, gerente de hotel. “A Chapada é a preferência sentimental do governo”, afirmou Domingos Leonelli,  secretário estadual do  Turismo.

Ney Campello, da Secretaria Extraordinária da Copa, participou da cerimônia de reabertura. Entre os planos do governo para incentivar o turismo na região, foi anunciado que o aeroporto de Lençóis passará a ter dois voos semanais, permitindo que o turista tenha condições de chegar na quinta e voltar no domingo.

                                             

Regras e condições              

Segundo o chefe do Cecav em Brasília, Jocy Cruz, as 11 cavernas da Chapada possuem um plano emergencial, mas será preciso que se elaborem planos de manejo para exploração turística, como foi feito no Poço Encantado.

De acordo com o documento assinado pelo Ibama, Ministério Público e Miguel Mota, um técnico em cavernas será contratado e ficará à disposição do Parque da Chapada Diamantina. O caminho no interior da gruta que leva ao Poço deverá ser iluminado. O número de visitantes por descida foi limitado a 10, acompanhados por três guias.

Crianças até 12 anos não entram e, para os que têm entre 12 e 18 anos, os pais devem assinar um termo de responsabilidade. Informações de Glauco Wanderley / A Tarde – Feira. (Foto: Gabriel Carvalho/Setur).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo