Após marcar a pole com folga, o alemão da RBR fez um verdadeiro passeio no circuito montado nas ruas do Albert Park, em Melbourne, e não foi ameaçado nas 58 voltas da corrida que marcou a abertura da temporada 2011.
Lewis Hamilton, mesmo com problemas na parte dianteira do assoalho, chegou em segundo com a surpreendente McLaren, e o russo Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, foi o terceiro, subindo ao pódio pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1.
Os pilotos brasileiros até apareceram bem durante a corrida na Austrália, mas acabaram longe das posições esperadas. Felipe Massa, da Ferrari, fez uma excelente largada, subiu para quinto, travou um emocionante duelo com Jenson Button nas primeiras voltas, mas acabaria apenas em nono, após ser superado pelo companheiro Fernando Alonso, que chegou em quarto.
Após a corrida, no entanto, ele seria alçado à sétima posição graças à desclassificação de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, pilotos da Sauber, por irregularidades técnicas em seus carros.
Já Rubens Barrichello, da Williams, fez uma corrida para esquecer. Após escapar na primeira volta e fazer uma bela prova de recuperação, exagerou, bateu na lateral de Nico Rosberg, da Mercedes, rodou, trocou a asa dianteira e caiu para 15º. No fim, ele acabou abandonando com problemas de câmbio.
Grande atração da corrida, a zona de ultrapassagem acabou sendo pouco usada. A rigor, apenas Button fez uma ultrapassagem na área em que a asa traseira móvel poderia ser utilizada por quem estava atacando.
Outro destaque da corrida em Melbourne foi o desempenho da Sauber e, principalmente, do estreante mexicano Pérez. Ele foi o único a fazer apenas uma parada no GP da Austrália e conseguiu ganhar muitas posições na fase final da corrida. Ele terminaria em sétimo uma posição à frente do companheiro Kobayashi, mas ambos acabaram desclassificados.
Confira o resultado final do GP da Austrália, em Melbourne:
1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 58 voltas em 1h29m30s259
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 22s297
3 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 30s560
4 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 31s772
5 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 38s171
6 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 54s300
7 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1m25s100
8 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 1 volta
9 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
10 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
11 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 1 volta
12 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 1 volta
13 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 2 voltas
14 – Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – a 3 voltas
Informações de Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália