Política & Economia

Prefeitos se reúnem no encontro da UPB e TCM no Centro de Convenções

Autoridades, políticos, técnicos e servidores municipais lotaram o Salão Iemanjá na expectativa de assistir a solenidade de abertura. Mais de 1.200 pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados e municipalistas de um modo geral lotaram todas as dependências do salão.

Em seu discurso de abertura, o presidente da UPB, Luiz Caetano, destacou que esse encontro é para fazer a prevenção das dificuldades dos prefeitos, principalmente dos que perderam receita com o resultado de Censo 2010. “Nem todo prefeito conhece o direito administrativo, por isso esse encontro de capacitação dos gestores”, destacou.

Caetano aproveitou para falar do diálogo que teve com todos os presidentes de associações e consórcios com o governador do estado e dos grupos de trabalhos que foram formados para simplificar as leis que engessam os prefeitos. “Queremos ter cuidado com nossa gestão e com uma equipe competente para dar uma contribuição para que a Bahia seja cada vez mais, de cada um de nós”

O presidente do TCM, conselheiro Paulo Maracá foi enfático ao dizer que a maioria dos equívocos são falhas técnicas. “Hoje fazemos esse conclave para levar a todos a legislação. Os erros são cometidos por desconhecimento da legislação”.

Para o governador Jaques Wagner, “nossa postura é discutir com transparência e apresentar propostas. Quando a lei não responde a realidade que se vive, é hora de mudar. Esse é um momento importante de proatividade do TCM e UPB, prevenir para depois não remediar”.

Palestras

Na sua palestra de abertura, com o tema Convênios e Contratos de Repasses, o Ministro do TCU, Aroldo Cedraz, afirmou que “o sucesso do bom prefeito e bom presidente de Câmara está na gestão eficiente e correta dos convênios e contratos de repasse. Por isso precisamos capacitar os técnicos municipais sobre a importância de cumprirmos à risca os termos envolvidos na aquisição e execução destes convênios e contratos”.

Um dos pontos que também mereceu destaque na abertura do Encontro foi à presença maciça de representantes da imprensa baiana. “Isso mostra a credibilidade do 1º Encontro de Orientação do TCM com os Gestores Municipais, que busca colocar em discussão assuntos de extrema importância para prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais”, comentou Luiz Caetano.

Entre as autoridades que marcaram presença no evento estavam o governador Jaques Wagner, o vice Otto Alencar, o presidente do TCM, conselheiro Paulo Maracajá, o presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luiz Caetano, os senadores Walter Pinheiro e Lidice da Mata, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, o presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo, o procurador chefe do Ministério Público Federal, Wilson Rocha de Almeida Neto, o procurador chefe da Advocacia Geral da União Bruno Leonardo Guimarães Godinho, o Superintendente da Polícia Federal da Bahia José Maria Fonseca, o presidente da Ordem dos Advogados da Bahia, Saul Quadros e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Maria Constança Sá Carneiro Galvão. Informações do Noticia Livre.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo