Economia

Conceição do Coité sediará a Associação dos Produtores de Sisal da Bahia-Aspsb

Alguns produtores da região estavam perdendo o estimulo de cultivar o produto, devido a falta de incentivo, principalmente no valor do mesmo. Varias reuniões foram realizadas nas cidades da região sisaleira.

A crise do sisal já é de muito tempo, tem afetado principalmente o produtor, em seguida o trabalhador rural. A associação vai ser sediada em Conceição do Coité. Já foi escolhida e empossada a diretoria que foram formadas por produtores da região.

Como Presidente – Misael Ferreira de Oliveira; Vice-presidente – Renato Souza; 1ª Secretaria – Joilma Guimarães; 2º Secretario – Heleno Santos Ramos; 1º Tesoureiro – Antonio Diógenes Gordiano; e 2º Tesoureiro – José Carlos. “Com a criação dessa associação estou confiante em buscar as soluções para os problemas do sisal, relatou o presidente, Misael Ferreira.

Maior produtor mundial

O Brasil é o maior produtor de sisal do mundo, com cerca de 100 mil toneladas do produto, o que representa 43% do mercado mundial, seguido pela China (24%) e Tanzânia (13%). A Bahia concentra 90% da produção nacional, com destaque para as regiões de Campo Formoso, Valente e Coité, ficando à frente dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O secretário de Agricultura do Estado, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, já participou de varias reuniões, em foi discutido a crise do sisal. Nesta terça-feira (03), ele participa de uma reunião com os produtores da região, às 9 h, no Centro Cultural Ana Rios de Araújo, em Conceição do Coité.

Durante o encontro, que vai reunir integrantes da Câmara do Sisal do Estado, será feita a apresentação do estudo realizado pela Ebda e Seagri sobre a produtividade de Sisal por hectare na Bahia, além de definidas as ações para o cumprimento do Planejamento Estratégico da cadeia produtiva de Fibras Naturais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo