Polícia

Morte de Professor Almir: Corpo chegou em Riachão do Jacuipe na madrugada

Professor Almir, como era mais conhecido, estava internado no Hospital Português, na Barra, em Salvador, onde passou por uma nova cirurgia, após ter piora no seu quadro de saúde. Ele faleceu nesta quinta-feira, por volta das 17h30.

Almir José de Oliveira, que tinha 69 anos, passou por uma cirurgia no mês passado, após apresentar problemas de saúde em sua residência. Após receber alta médica, ele retornou para Riachão.

Contudo, na última segunda-feira (02), o seu quadro de saúde piorou e ele foi atendido pelo médico Fábio Carvalho e logo levado para Salvador. Novamente no Hospital Português, Professor Almir ficou em uma UTI e, nesta quarta-feira, foi transferido para uma semi-UTI, depois de apresentar melhora. “Ele conversou comigo e estava bem. Depois aconteceu isso. É dificil, porque eu gostava tanto dele!”, disse a filha Cássia, que o acompanhava no hospital.

Hemorragia

Contudo, no final da tarde desta quinta-feira, o conceituado professor veio a falecer no final da tarde. Segundo informações, ele teve uma úlcera estrangulada e passou por uma nova e delicada cirurgia. Durante todo o dia seu quadro de saúde foi se agravando. Com uma forte hemorragia, os médicos informaram que tentaram estancá-la, mas não foi possível. 

Os médicos informaram ainda que durante a cirurgia o paciente precisou tomar 12 bolsas de sangue. “Eu vim ao Hospital para visitá-lo, mas quando vi o seu quadro não quis deixar Cássia (a filha) sozinha, porque já temia o pior”, disse Áurea Guimarães à reportagem do Interior da Bahia.   

Os familiares e várias pessoas estiveram no Hospital Português aguardando a saída do corpo, que chegou a Riachão por volta das 04 h da manhã desta sexta-feira (06). O velório acontece durante todo o dia de hoje e o enterro está marcado para as 16 h, no cemitério da cidade.

Neste momento, várias pessoas estão na casa onde residia o Professor Almir. Colegas professores dos colégios João Campos e Nossa Senhora da Conceição, onde ele ensinou durante vários anos, ex-alunos e amigos fazem questão de registar presença. Os colégios estaduiais suspenderam as aulas e a Câmara de Vereadores suspendeu a sessão do dia.  

História

Além de ser um dos mais tradicionais professores de Matemática e Português de Riachão do Jacuipe, Professor Almir também tinha uma vasta cultura. Em sua residência também ele deu banca por vários anos, inclusive com valores baixíssimos. Não há nenhuma dúvida que ele se constitui em uma das principais figuras da educação do município em todos os tempos. Várias gerações passaram por seus ensinamentos e a marca do seu discurso foi inconfundível.

Amante e conhecedor da cultura popular, Almir Oliveira, torcedor do Bahia, nascido em Vila Guimarães, foi fundador e integrante do Projeto Cultural Riachão, movimento cultural que surgiu em 1991 com o propósito de resgatar a cultura do município. Ele deixa a mulher (Ivone), três filhos (Cássia, Elane e Adílio), além de netos, sobrinhos, irmãos, etc. 

Da redação do Interior da Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo