Educação & Cultura

Leitor escreve e faz “análise sobre o São Pedro de Retirolândia 2011”, o melhor?

Caros Amigos,

Sou um jovem estudante de Retirolândia e gostaria de externar uma avaliação sobre o São Pedro de Retirolândia, todavia gostaria que vocês publicassem. Não é nada político não!

Grato pela Atenção,

NÃO É A MELHOR!!!

PORQUE MANTER, E A QUEM INTERESSA ESSA MENTIRA DE QUE TEMOS O MELHOR SÃOPEDRO DO BRASIL.

Em Junho temos o ponto mais alto do folclore Nacional com as festas Juninas. A 13 de Junho, festejamos S. Antônio, 24 de Junho São João e 29 de Junho, festejamos o São Pedro. Chaveiro do céu e protetor dos pescadores é o ultimo da trilogia de Junho. A tradição das festas Juninas nos veio da Europa particularmente de Portugal.

Mas, sem dúvida adquiriram um caráter inteiramente Brasileiro ao se mudarem para cá. Aqui em nossa cidade, tudo começou com a organização dos Diretores do Ginásio (onde hoje funciona a Escola Municipal Valdeci Lobão): Dr. Carlito e a Professora Jalmira de Freitas em prol de uma campanha em favor do Ginásio, sempre apresentando candidatas a rainha do milho. Com o passar do tempo a cidade se revelou por sediar uma festa importante e tradicional, até então, o maior orgulho dos retirolandenses.

O que nos deixa intrigado, é ver todos os anos, nos cartazes desta festa o slogan: “- A melhor do Brasil!!!”. É bom saber que eles nunca chegam a enganar todo o mundo, ou uma pessoa o tempo todo, a questão, agora, é saber a quantos enganam e por quanto tempo.

Pra se ter uma ideia, todos os anos, após o mês de Abril no Parque de Exposição de Salvador, acontece o Festival do Interior (para que cidades do interior apresentem suas programações para as festas Juninas) cidades sem tradição como Cansanção esteve por lá! Menos a cidade que se diz ter o melhor São Pedro do Brasil.

Um São Pedro onde as tradições populares acontecem com pouca vigor: Sem concursos de Quadrilhas, Barraquinhas típicas (no circuito da festa) vendendo: Pipocas, Paçoca, Curau, Pamonha, Canjica, Milho, Batata-doce, Cocadas e Licores. Sem Fogueiras, fogos de artifício e Balões.

Sem a participação dos cantadores de reisado, dos meninos da dança do coco de vista bela, dos dançadores de roda da zona rural, de quebra pote, bumba-meu-boi, dança da fita e dos festejos culturais dos irmãos ciganos, e outras riquezas culturais com a participação das escolas (estadual e municipal) do município, inclusive premiando os grupos como forma de incentivo.

Ou seja, sem uma confluência de culturas, próprio do povo retirolandenses, que se encontrariam nos festejos juninos. Temos ainda uma péssima iluminação, a Praça principal com os sons automotivos cobrindo a apresentação (o palco e o som são péssimos) das bandas (com baixo nível Profissional) que tocam o ritmo Pé de Serra. (A festa, nunca deveria ter saído da Praça, inclusive com trio elétrico durante as tardes do São Pedro).

Enquanto que a Praça do Centro de Abastecimento vira um arraial com a pior ornamentação já visto em toda a Bahia. A única novidade é que agora reduziu de 02 palcos, para somente um! Sem contar o planejamento da festa que não abre para a participação do povo. Sem o Orçamento Participativo (idealizado pelo PT), o povo não tem como opinar, principalmente sobre a festa em todos os seus aspectos, inclusive sobre as atrações!.

Pra se ter uma ideia, nas proximidades do Centro Médico Iguatemi, em Salvador, num Eletro mídia, uma divulgação: “O maior e Melhor São Pedro é em Itiruçú!”, cidade semelhante à Retirolândia, tem aproximadamente 11.000 habitantes, está a 330 km de Salvador e começou a festejar o São Pedro em 1997. Já adquiriu fama pela organização, atrações e ambiente de confraternização que oferece aos visitantes, já que são milhares. Enquanto aqui trouxe bandas de quinta categoria, lá contratou Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Magníficos, Zé Duarte, Elba Ramalho e Flávio José.

Se Retirolândia quer ter o melhor São Pedro do Brasil, terá que além de outras coisas, trazer os melhores forrozeiros do Brasil: Elba Ramalho, Fagner, Dominguinhos, Trio Nordestino, Alceu Valença, Ademário Coelho… Ou no mínimo trazer bandas medianas como Aviões…

Agora, o que não dá é aturar mentiras, tipo:

“O Prefeito quis trazer Calcinha Preta, mas a Banda não pode vir…”

“A cidade não tem dinheiro pra trazer tal banda…”

“Estamos valorizando a ‘prata da casa’…”

“Trazer banda boa e o povo passando fome…”

“Esse ano ta bom, no próximo ano será melhor ainda…”

“Quem faz a festa é a pessoa…”

E A QUEM INTERESSA ESSAS MENTIRAS?

Aos politiqueiros e puxas-sacos. Eles sabem que festa mediana com fama de melhor, sobra dinheiro na conta deles, e o povo burro, ainda diz:

“O prefeito fez uma grande festa!”

O São Pedro de Retirolândia não é nada mais que uns palcos montados com a apresentação de bandas das 22h00 até o dia amanhecer, só… Nada diferente dos festejos das cidades circunvizinhas.

Quem se contenta com pouco, não merece ter o melhor São Pedro do Brasil!.

Hno é estudante de Retirolândia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo