Cornélio era irmão do ex-vereador João da Cruz eleito 04 vezes. Cornélio era uma alma boa que vivia a ajudar a pobreza, sempre fazendo até o que não podia. Muita gente da zona rural conseguiu a aposentadoria através da luta de Cornélio que dedicou parte de sua vida servindo o povo carente. Tentou eleger-se vereador pelo PT, no ano de 2000, perdendo apenas Por 07 votos.
Cornélio gostava muito de política o que fazia com muito gosto e empenho. Deu a sua vida pelo PT de Itiúba, mas após algumas decepções com membros do partido, há 06 anos se afastou do PT e vinha tentando construir um projeto próprio, sendo que nos seus últimos suspiros já estava na presidência do PC do B, partido ligado ao PT.
Para a importância de Cornélio dos Santos, pela sua História de militância e dedicação ao PT e também pelos serviços prestados ao povo de Itiúba, vivia uma vida indigna e no isolamento, morando sozinho, atravessando problemas financeiros, tanto que faz três anos que ele pagou uma parcela do plano que faria o seu funeral, Pafac, contando nos últimos momentos de sua vida com a solidariedade da família e amigos.
A mais próxima era a sua irmã Vivá que demonstrava gostar muito do irmão. Cornélio era o velho guerreiro que deixará muita saudade e um grande vácuo na política de Itiúba.
O enterro do Senhor Cornélio (Cornélio do PT), como era conhecido, ocorreu no povoado de Várzea Comprida, próximo ao povoado de Alto de São Gonçalo, após a Fazenda Boa Vista, nesta sexta-feira (13).
Cornélio foi enterrado nessa sexta-feira 13, aos 76 anos de idade. O Povoado de Várzea Comprida ficou pequeno demais para receber milhares de pessoas de Itiúba, Queimadas e outros municípios. Até o dia de sua partida lembra o partido (PT) que Cornélio deu a sua vida e o seu sangue para ver prosperar e ser alçado ao poder.
Os sonhos do Senhor Cornélio foram realizados em parte e certamente servirá de lição, o seu estilo de vida, para muitos jovens que pretendem seguir carreira política. Cornélio alimentava a esperança de eleger-se vereador, mesmo no isolamento em que se via por parte de seus velhos companheiros. Descanse em Paz Velho Guerreiro, Itiúba agradece os seus préstimos e suas louváveis ações.
Aroldo Pinto