As manifestações de fé, realizadas nesta manhã, proclamaram a presença do Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada.
Muitos fiéis passaram a madrugada enfeitando as ruas por onde passou a procissão, com tapetes coloridos produzidos com os mais diferentes produtos. Motivos religiosos para participar da festa não faltam. Para a católica Araci Pereira, o dia de Corpus Christi é dedicado à renovação da fé, penitência e agradecimentos. “Sempre que comemoramos Corpus Christi estamos comemorando Cristo ressuscitado”, disse.
Presente nos eventos, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) ressaltou a fé dos católicos, que lotaram a praça mesmo em um feriado prolongado como este, quando é comum as pessoas viajarem. Foi uma celebração muito bonita, inclusive a ornamentação das ruas”, disse.
O deputado também destacou a homilia de do arcebispo. “Dom Itamar chamou atenção para a situação de miséria do nosso estado, com 2,4 milhões de baianos vivendo abaixo da linha de pobreza. Isso serve de alerta para a classe política e empresários. É necessário dividir o pão e socializar os ganhos para promover uma Bahia mais humana e fraterna como queremos”, frisou.
Ao final, Dom Itamar abençoou os festejos juninos. “ Celebramos Jesus Cristo agora vamos celebrar aqueles que viveram juntos com ele: São João e São Pedro. Pode começar o forró!”