O procedimento, de acordo com os parceiros, conclui a fase de formalização do negócio. “A partir de agora, as duas instituições dão início à etapa de estruturação da integração logística e tecnológica, bem como os demais procedimentos necessários visando cumprir o prazo para início das operações, em janeiro do próximo ano”, informaram.
O BB informou que a licitação do Banco Postal possibilita antecipar a estratégia de estender seus pontos de atendimento para todo o país. “O banco quer ampliar sua rede bancária para 95% dos municípios brasileiros por meio da parceria com os Correios.”
A meta do BB era estar presente em 100% dos municípios brasileiros até 2015. “Com o acordo, o BB antecipa essa etapa em três anos, para 2012, para quando espera também antecipar as receitas provenientes dessa atuação.”
O Banco do Brasil está atualmente em 3.307 municípios, com 42.139 pontos de atendimento. Os Correios possuem 6.195 agências com Banco Postal e estão presentes em 95% dos municípios brasileiros. O público-alvo da atuação do BB nas agências do Banco Postal será as classes D e E.
Em cinco anos, o BB planeja abrir de 9 milhões a 10 milhões de contas correntes –ou seja, o dobro dos 5 milhões de clientes conquistados pelo Bradesco, que opera o serviço há nove anos.
O BB trabalha com a expectativa de retorno do investimento feito no Banco Postal em 2013. Portanto, até o fim de 2012, os R$ 2,8 bilhões a serem desembolsados pelo BB – R$ 2,3 bilhões pelo lance dado no leilão e R$ 500 milhões referentes ao uso da rede dos Correios – deverão retornar para o banco estatal. Informações da Folha de S. Paulo.