Polícia

Megaoperação prende 07 da Sec. Est. do Meio Ambiente por esquema criminoso

A operação está sendo realizada por meio de parceria entre as secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), do Meio Ambiente (Sema) e com apoio do Ministério Público Estadual (MPE), do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal.

Mesmo constatando irregularidades em obras, os funcionários da Sema emitiam autorizações para que estas obras continuassem. A operação investigava questões ligadas ao crédito de reposição florestal desde 2010.

Mais de 150 policiais civis participaram da operação desencadeada para combater a emissão ilegal de licenças para comercialização de carvão na Bahia, e que executou 21 mandados de prisão, a maioria no interior do estado.

Um dos investigados foi preso na cidade de São Paulo e outro se apresentou na sede da Polícia Civil, em Salvador. Ao todo, estão previstos 29 mandados de prisão, 34 de busca e apreensão, sendo que 30 deles já foram cumpridos.

Entre os presos estão funcionários e ex-funcionários da Sema, produtores rurais, comerciantes e consultores. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, os funcionários envolvidos que eram contratados já foram demitidos.

Os funcionários efetivos foram afastados e foram abertos processos disciplinares. Eles poderão inclusive ser demitidos do serviço público. A Sema mantém suspensa a emissão de novos créditos de reposição florestal até que seja aprovada a alteração da lei da Política Estadual de Meio Ambiente.

Intermediadora

Durante a operação, também foi presa a principal intermediadora do esquema ilegal, a empresária Ana Célia Coutinho Rocha, conhecida como Xinha, bem como a sua filha Milena Coutinho de Castro e o genro Francisco Leonardo Bastos Vila Nova.

De acordo com a delegada Carmen Dolores, durante a operação não foram registrados incidentes violentos, tampouco resistências durante as prisões.

A operação, que continua em andamento até o cumprimento de todos os mandados, acontece nos municípios Juazeiro, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Riacho do Santana, Guanambi, Carinhanha, Coribe, Cocos, Vitória da Conquista, Salvador e na cidade de São Paulo. Informações do Correio. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo