Justiça

Comitiva vai ao Tribunal de Justiça para discutir fechamento do Fórum de Ichu

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

Além do Prefeito Carlos Santiago, a comitiva foi formada pelo vice-prefeito Renato Adelino, Presidente da Câmara Adalberto Santiago, vereadores Antonio George, Antonio Silva “Chiba”, Antonio Carlos e Eugênio Carneiro.

Integraram também a Deputada Graça Pimenta, Professora Lúcia, o Secretário de Administração José Nailton, o repórter André Luiz, além dos serventuários da justiça Leandro Hilário, Luiz Alberto e Lucas Rondinelli.

Dando início à audiência, a Deputada Graça Pimenta falou para a Desembargadora Telma Brito que tomou conhecimento da possibilidade da agregação da comarca de Ichu a outro município. A deputada solicitou uma explicação plausível por parte da Presidente do Tribunal e, ao mesmo tempo, pediu que não deixasse tal fato acontecer.

Mostrando-se aberta ao diálogo, Dra. Telma Brito informou que o Tribunal passa por um período delicado por falta de recursos financeiros. Segundo ela, se tornou inviável manter funcionando comarcas que não têm demanda, ou seja, que não geram renda e acabam acarretando despesas para o Tribunal.

Ela foi enfática em dizer que desativar a comarca não significa fechar. Segundo Dra. Telma Brito, o que acontece é a transferência dos processos judiciais para uma comarca mais próxima e outros municípios estão com o mesmo problema, embora, no caso específico de Ichu, não existe ainda elementos que comprovem esta agregação, já que é uma decisão do Tribunal Pleno.

O Prefeito Carlos Santiago explicou o quanto Ichu seria prejudicado caso este fato aconteça. Carlos relatou que o município sofre com a falta de estradas, o que dificultaria o deslocamento para outros municípios.

Sem juiz

Foi relatado que Ichu está sem juiz titular desde que Dra. Adriana pediu transferência e isso tem dificultado o andamento dos processos.

A Desembargadora disse que Ichu não terá um juiz titular. Segundo ela, hoje existe a necessidade da contratação de 280 Juízes e o Tribunal não tem condição de realizar o concurso para esta quantidade. Foi relatado que o concurso será realizado a partir de 2012 e anos subsequentes com a disponibilização de cinquenta vagas por ano.

O serventuário Luiz Alberto fez uma explanação mostrando o movimento dos processos da comarca de Ichu. Foi explicado para Dra. Telma Brito que o município de Candeal já pertence a Ichu e que existe a possibilidade de agregação do município Tanquinho.

Sensibilizada com a situação, a Desembargadora orientou que fossem elaborados dois documentos, sendo um contendo toda demanda da comarca local, as dificuldades de acesso entre outras informações.

Já o outro será encaminhado para a Assembléia Legislativa solicitando a mudança na lei e a liberação para que Tanquinho seja desmembrado de Feira de Santana e passe a pertencer a comarca de Ichu.

Todos os integrantes da comitiva saíram satisfeitos com a audiência na expectativa que conseguirão reverter esta situação.

Por: André Luiz Ichu

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo