No sábado (30), na Praça de Eventos, no centro da cidade, centenas de pessoas se divertiam quando inesperadamente um grupo de pessoas no interior de caminhonete, entre elas o ex-prefeito Salorylton de Oliveira (Salon), invadiu o espaço destinado à festa e, à força, montou uma barraca particular numa área que já havia sido previamente reservada e paga por um popular, para exploração comercial durante a festa junto à coordenação do evento.
A atitude grotesca do ex-prefeito obrigou a coordenadora Joziane de Oliveira a acionar imediatamente a polícia, que chegou ao local minutos depois. Ao ser informado da situação o delegado municipal, Dr. Maurílio, tomou todas as precauções e convenceu o suposto dono da barraca, cujo nome não é nada sugestivo “Equipe Treme-Terra’, José Maria, ex-vice de Salon em 2008, a desmontá-la, já que sua montagem foi irregular.
Usando de muita habilidade a ação da autoridade policial pode ter evitado maiores conseqüências, já que todos eles estavam visivelmente alcoolizados, inclusive um capitão PM de prenome Edilson, os policiais civis Varjão, Givanildo e Fábio, além do PM Cruz, segundo uma fonte que pediu a proteção do anonimato.
Uma testemunha contou que o capitão Edilson ainda tentou provocar o ex-prefeito Petrônio Gomes, de quem é desafeto declarado, porém, este, ao constatar o visível estado de embriaguês do PM, evitou desgastes desnecessários. Outra testemunha acusa um dos filhos de Zé Maria de ter agredido verbalmente a coordenadora do evento Joziane de Oliveira.
A aflição e o desespero do ex-prefeito Sólon denota claramente que a equipe Treme Terra foi à praça destinada a provocar baderna e incitar a violência. A presença do delegado Maurílio e da polícia da caatinga desmantelou os ânimos dos baderneiros, que tiveram de se contentar com um espaço gentilmente cedido pela coordenação do evento.
A atitude de Salorylton de Oliveira e dos seus comandados revoltou a população de Pedro Alexandre, que viu no gesto do ex-prefeito um desrespeito ao município que ele administrou.
Controlado os ânimos, a festa rolou até altas horas ao som das bandas Trilha Sonora, Gilvam do Forró, Forrozão Espora de Ouro, Mano Walter, Puro Desejo e Nova Mania. A festa teve o incentivo cultural da Chesf. Informações de Bob Charles.