Política & Economia

Leitor diz que Povoados de Itiúba estão abandonados e com as obras inacabas

A comunidade do Povoado de Picos está muito revoltada, sentindo-se abandonada há muitos anos pelo poder público. É um povoado de grande importância, sendo muito antigo, mas somente os poderosos dão o ar da graça quando vão pedir votos para eleger os seus candidatos, fazendo sempre promessas mirabolantes e falsas, a exemplo do calçamento das ruas do povoado que não tem um único metro construído.

A prefeita atual está no segundo mandato e desde o primeiro dia de sua administração vem prometendo calçar. “Esse povoado é um dos mais antigos de Itiúba e a gente não dá sorte não com os políticos porque só nos enrola. Nego só vem aqui tomar banho na barragem e namorar e a nossa gente fica sendo enganada por alguns comedores que ficam nos tapeando, mas na hora de pedir o nosso voto vem com as caras lisas prometer outra vez, chega”, disse um morador que pediu para não ser identificado.

Verifica-se que o lixo é um problema para os moradores, pois não tem uma atenção por parte do poder público. O lamaçal que fica nas ruas nos dias chuvosos é resultado do não cumprimento das falsas promessas dos políticos que passam nos períodos dos pleitos eleitorais garantindo o que vão calçar as ruas do povoado. A conversa de todos os moradores é uma só: “O povoado de Picos é o mais abandonado do município de Itiúba”.

O povoado de Picos, em Itiúba, limita-se ao norte com o vizinho município de Senhor do Bonfim e viveram dias de glórias quando o principal meio de transporte era trem, porque passa por dentro do povoado a estrada de ferro. Picos tem uma barragem muito famosa e visitada por turistas, do Rio Itapicuru Mirim, sendo que precisa de uma ponte larga que permita a passagem de carros com maior facilidade, especialmente em épocas de enchentes (do Rio Itapicuru Mirim).

Povoado de Alto de São Gonçalo: povo quer mais saúde

O povoado de Alto de São Gonçalo foi construído um PSF que não funciona não se sabe o por quê? Arriscam palpites que estão esperando o ano eleitoral, mas é apenas um palpite. O povoado de Alto de São Gonçalo também não foi calçado, apesar de ter maior atenção do que o povoado de Picos tem demandas que não foram atendidas como, por exemplo, a construção de uma quadra esportiva que inclusive já teve emenda da Senadora Ledice da Mata (PSB), mas não foi colocado nem uma pedra para execução da obra.

O povoado de Alto de São Gonçalo ficou famoso pelo fato de num determinado período da História itiubense, recente, ter quatro cadeiras na câmara de vereador, todos os filhos do lugar, algo inusitado tendo em vista o tamanho daquela comunidade. Contraditoriamente, hoje que o povoado cresceu, juntamente com a população não tem um único vereador eleito representando o povoado.

O Povoado de Alto de São Gonçalo é vizinho ao povoado de Várzea Comprida alvo de uma reportagem de grande repercussão pelo fato de os moradores da localidade denunciar o fato de o posto de saúde daquela localidade estar servindo de motel nas épocas festivas, inclusive o poder público não tomou nenhuma providência no sentido de sanar o problema, ainda. Está esperando o que?

Obras inacabadas no Povoado de Piaus, descaso

As promessas são muitas e o povo de Piaus continua a se queixar da destruição do povoado, onde foram cortadas mais de cem árvores tirando toda a beleza do povoado. Nas ruas principais e no centro do povoado tem visíveis crateras, buracos enormes. O arremedo de calçamento que a atual administração tentou fazer está toda danificada com obras paralisadas.  É bom recordar o relato de um dos moradores do povoado de Piaus que fica nas margens do Açude Público de Jacurici. Vejam o que disse um morador:

“Não entendo o que está acontecendo com a prefeita, não dá para acreditar, destruíram o nosso Povoado, eles pessoas ligadas à prefeitura do PT de Itiúba vieram e destruíram mais de cem árvores na prainha do nosso Piaus, um verdadeiro crime ambiental acabando com toda a beleza, o que virou um deserto. Recebíamos centenas de turistas nos finais de semana, hoje não vem um pé de pessoa, vivia disso e hoje passo necessidade”, disse um morador que não quis se identificar temendo represálias.

Portanto, estou fazendo a minha parte cobrando não apenas respostas, mas que sejam feitas as obras de modo célere o que certamente não trará de volta a beleza do povoado, mas que contribuirá para que os turistas voltem a dar lucro ao povo de Piaus e que também aquela comunidade tenha uma melhor qualidade de vida.

Povoado de Morcego cobra água para todos

Muitas foram às promessas para instalar água no povoado de Morcego, mas depois que passa o período eleitoral esfriam. Segundo o morador ilustre daquela comunidade, o presidente do sindicado dos pescadores, Ailton do Morcego, já foi jogado até canos para que o povo entendesse que seria instalado um sistema de distribuição de água, mas fica só na promessa. O povoado do Morcego fica às margens do Açude Público do Jacurici, sendo uma comunidade de pescadores.

Povoado de Cacimbas cobra calçamento e atenção

O povoado de Cacimbas é o quinto maior povoado de Itiúba e o povo vive a reclamar da falta de assistência. Há mais de trinta anos os políticos vêm prometendo calçar o povoado e até o presente momento nada foi feito para atender esse velho sonho da comunidade de Cacimbas.

Uma comunidade muito carente, mas de um povo trabalhador e guerreiro vive a reclamar da falta de empenho por parte do poder público em atender as necessidades daquela população. Existem muitas queixas com relação à qualidade do ensino, a questão da coleta do lixo, da ausência de políticas votadas para a juventude e na criação de mecanismo que melhore a qualidade de vida da população, especialmente quando se fala de emprego e renda, mas o que o povo quer mesmo é ver o povoado calçado.

O que fazer?

Um administrador público tem que ter a capacidade de entender que ao iniciar uma obra fazer de tudo para não parar no meio do caminho. Geralmente, quando se começa uma obra desse porte entendemos que os recursos foram liberados, quer seja federal ou estadual. Se eu digo que vou construir uma quadra esportiva o governo federal sabe quanto custa, existem programas específicos para cada ação nessa direção. Não se deve esperar o ano da eleição para soltar foguetórios e anunciar concomitantemente diversas obras, pois essa prática já foi duramente criticada pela atual gestão.

O município de Itiúba é grande e corre o risco de algumas obras ou serem mal feitas o virarem elefantes brancos, o que seria um descaso com o dinheiro do contribuinte. Temos em Itiúba dois grandes povoados aspirando a ser cidade emancipada, Bela Vista de Covas e Rômulo Campos. Covas é banhado elo Rio Itapicuru Açu e tem um bom comércio funcionando suas feiras livres às segundas-feiras, limitando-se com os municípios de Queimadas e Ponto Novo, já o povoado de Rômulo Campos tem realmente um aspecto de uma cidade desenvolvida com muitas edificações feitas por empresários da localidade e moradores.

Em Rômulo Campos está sendo construído o melhor Hotel da região. Portanto, não se pode enrolar uma população que está cada vez mais conscientes dos seus direitos e que sabe do aporte de recursos públicos destinados ao município de Itiúba pelos governos federal e estadual. Portanto, estarei aqui para passar o que o povo de Itiúba deseja de mim como cidadão que se preocupa com os problemas que afligem o nosso povo.

Dito pelo representante da prefeitura no Povoado: “Foi você denunciar na imprensa da Bahia o caso de Piaus, eu ouvi nas rádios e li o que você por Piaus, logo a prefeita foi lá para acalmar o povo e deu uma entrevista na rádio da cidade a Abelha Dourada FM, mas foi o Aroldo Pinto, o úncio, que primeiro se preocupou em resolver o problema”, disse o representante do Povoado de Piaus.

Aroldo Pinto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo