História

Rede Bahia homenageia escritor Jorge Amado, que completa 10 anos de morte

Através dos veículos da Rede, a ação presta, até o ano que vem, várias homenagens ao escritor, cujo centenário de nascimento será comemorado no  dia 10 de agosto de 2012. A campanha foi firmada neste sábado, na sede da Rede Bahia, pela diretoria da Rede, do Instituto ACM e da Fundação Casa de Jorge Amado.

“Jorge foi o maior escritor que o Brasil já teve, e a Rede Bahia não poderia ficar de fora dessa comemoração”, afirmou o presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Magalhães Júnior. Ele também lembrou como teve o prazer de crescer perto da família Amado. “Jorge foi quem fez o maior depoimento em homenagem a meu pai”, lembrou, emocionado. 

“Estamos muito felizes e agradecemos, do fundo do coração, pela campanha! Mesmo às vezes discordando politicamente, Jorge e ACM eram grandes amigos. E essa grande empresa que ACM construiu sempre nos apoiou”, declarou Paloma Amado, filha de Jorge  e da escritora Zélia Gattai (1916- 2008). Paloma estava acompanhada do irmão João Jorge e da filha, Cecília Amado.

Diretora do filme Capitães da Areia, com estreia prevista para outubro, Cecília entregou ao presidente da Rede Bahia um pôster do filme, que terá apoio da Rede na divulgação. “A Rede Bahia alcança todo o estado e vai levar o tempero de Jorge de volta para a cena cultural”, disse Cecília.

O superintendente da Rede Bahia, Dante Iacovone, destacou  que  a campanha reflete a missão da Rede em contribuir para o desenvolvimento do estado e em preservar a sua memória: “Será um ano espetacular, em que vamos exaltar não só um grande escritor, mas um ser humano maravilhoso”, afirmou. O Instituto ACM, representado por seu diretor Jorge Khoury, também se  abre para sediar ações celebrativas ao centenário de Jorge Amado. 

A apresentação de trechos dos programas Aprovado e Mosaico Baiano, que são exibidos hoje, às 8h e às 13h50, respectivamente, em edições especiais dedicadas a Jorge Amado, também encantou o presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Arthur Guimarães Sampaio, e a diretora da instituição, Myriam Fraga.

“A gente sente que é um trabalho feito  com  carinho e amor”, disse Myrian. “É uma celebração grandiosa, bem ao estilo de Jorge e ACM”, concluiu Arthur. Informações do Correio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo