Segundo relato das vítimas, quatro amigos estavam na comunidade do Gonçalo e, por volta dos 20h30, resolveram tomar um banho no rio que faz a divisa dos municípios de Jacobina e Caém. Durante o trajeto perceberam que estavam sendo seguidos por um veículo GM Corsa azul de dados não anotados, mas não deram importância a presença do carro.
Na volta os quatro amigos foram abordados pelos meliantes que os forçaram a parar se identificado como policiais. Três dos motociclistas pararam, mas um conseguiu furar o bloqueio e fugir. Os três que ficaram passaram a ser agredidos pelos falsos policiais que a todo momento os ameaçavam de morte dizendo “Vamos matar estes ladrões de motos”.
Os três foram jogados ao chão e revistados sob a mira de várias armas, inclusive uma escopeta, que foi inclusive usada para dar coronhadas nas costas das vítimas. Os rapazes assustados disseram que as motos não eram roubadas e que estavam com os documentos, mas os bandidos disseram que não queriam documentos e que as motos seriam levadas para averiguação e depois eles poderiam ir buscá-las em Caém.
Os bandidos então deixaram o local levando as três motos dos rapazes. O motociclista que furou o bloqueio foi até o Gonçalo buscar auxílio com os moradores. Depois de avisar a polícia o rapaz conseguiu a ajuda de um conhecido que foi até o local do assalto em se veículo, um fiat Strada vermeho, placa NXL 4840, licença de Jacobina, encontrando os três rapazes a pé próximo ao lugar da abordagem.
Todos então resolveram procurar as motos, e depois de algum tempo de busca eles avistaram duas das motos jogadas na estrada do Escôncio próximo ao carro dos bandidos. Quando eles pararam o Fiat Strada, desceram e avistaram um dos bandidos no local. Eles então disseram ao meliante que não queriam confusão, queriam apenas recuperar as motos.
Neste momento então os outros bandidos que estavam escondidos no mato saíram efetuando vários disparos contra as vítimas que atordoadas tentaram se esconder atrás da caminhonete. Com os disparos, três ocupantes da Strada ficaram feridos.
Feridos
Noevandro Silva Santos, de 35 anos, dono do veículo, foi atingido no pescoço, cabeça e abdômen. Mário Roberto de Jesus Santos foi atingido no abdômen e no braço, e Adenilson dos Santos Barbosa, lavrador, foi atingido de raspão no braço esquerdo.
Após realizar os disparos, os bandidos fugiram do local com destino ignorado e os feridos se dirigiram ao Hospital Regional de Jacobina em busca de atendimento. Os médicos do hospital optaram para transferir dois dos feridos Noevandro e Mário Roberto, para Salvador.
O grupo de amigos reclamou da suposta demora na providência da ambulância para transferência, resolvendo então se dirigir à Clínica Santa Bárbara, mas foram surpreendidos com os portões da clínica trancados. Então foram ao hospital Antônio Teixeira, onde, enfim, a ambulância chegou por volta das 23h45 para realização da transferência.
As três motocicletas roubadas foram localizadas pelos prepostos da Polícia Militar da cidade de Caém, Sargento Ailton, sodados Valtônio Modesto e Leonardo Pinho estiveram nos hospitais registrando a ocorrência e ouvindo as vítimas. Com informações de Emerson Santos.