Previsto para começar às 19 horas, o evento só teve inicio por volta das 20h30, quando Tânia Matos chegou ao clube ao lado dos dois filhos – Érico e Júnior – e várias lideranças politicas.
Antes, foi exibido um vídeo em que apareceram várias imagens do ex-prefeito Valfredo Matos, além de obras que marcaram as suas duas administrações à frente do munícipio localizado na região sisaleira da Bahia.
Como o foco principal do encontro era a discussão sobre as eleições de 2012, quando discursou Tânia não perdeu de vista tal propósito. Como era esperado, o discurso de unidade soou forte. “Não coloquei a minha candidatura e não tenho vaidade para isso. Estou pronta para o diálogo e acho que nosso objetivo é servir ao município, dá um rumo que nós imaginamos como o ideal para ele”, pontuou.
“Mas tenho que ter responsabilidade para saber respeitar a opinião das pessoas e do nosso grupo, que depositam esperança e confiam no nosso nome, por isso também estou preparada para este desafio”, acrescentou.
Com representantes da oposição de várias facções presentes, Tânia deixou clara a sua posição. “Então, meus amigos, nós precisamos dialogar, mas sem fazer discriminação”, observou.
Novo partido é o PDT
Com o número 12 escancarado, não ficou difícil para o público presente saber qual seria o novo partido que Tânia havia escolhido para se filiar. Como este Portal adiantou em primeira mão, a oposicionista já está filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
As conversas foram iniciadas há mais de 2 anos atrás, quando Tânia visitou o Presidente Alexandre Brust na sede do PDT, na Mouraria. De lá para cá aconteceram novas conversas, até que na semana passada o martelo foi batido, depois de mais uma rodada de conversas com Brust na capital baiana. A conversa foi registrada com uma foto solicitada pelo presidente, que depois publicaremos.
A ida de Tânia para o PDT também facilita alianças futuras e o diálogo com outros segmentos da oposição, como destacaram alguns oradores durante a reunião no Mandacaru.
Oradores pedem unidade
Com o clube completamente lotado, os aradores se multiplicaram no evento, que teve o radialista Miltinho como mestre de cerimônia. Representantes da sede e de vários povoados e comunidades colocaram as suas posições em relação às futuras eleições municipais. O ex-vereador Nem de Aureliano, que novamente será candidato em 2012, pontuou o seu discurso na unidade das oposições e fez várias colocações importantes.
Da mesma forma se expressaram Catarino Rios, Raimundo Falconery, o vereador Carlos Matos, o suplente Xavier Menezes, Dr. Simão e quase todos que discursaram. Presidente do Democratas, Falconery lamentou a saída de Tânia, mas compreendeu a importância de ela ir para outra legenda visando a ampliação do arco de alianças para 2012.
Presente, o vereador Ninho também focou seu discurso na unidade e elogiou a nova opção partidária de Tânia. “Isso já era para ter acontecido antes, D. Tânia. Talvez, se isso tivesse acontecido, a cidade não estaria passando por esta situação que está aí”, observou.
O concorrido evento foi prestigiado também por vários políticos e lideranças como Milton da Rodoviária, Clecia (esposa de Milton), Alana Adrielle, Teodomiro e Ladinho de Chapada, Isaque e Zil de Barreiros, João Pitu, Beto, Mateus, Franklin, Lucivaldo, Abraão do Campo Alegre, Toninho da CTI, Carlão de Daniel, Dedê da Baixa Nova, Maria Bujão, além de presidentes de partidos.
Da redação, especial para o Interior da Bahia