Educação & Cultura

Conferência da Juventude teve cerca de 550 jovens presentes em Santa Bárbara

O evento, que aconteceu no Colégio São José, foi avaliado pela representante do Conselho Estadual de Juventude da Bahia, Lorena Lima, com a inscrição de mais de 550 jovens.

O evento aconteceu com depoimento de jovens, palestras, momentos culturas, debates e teve como principais objetivos a aprovação de políticas públicas de juventude no município como contribuição para a construção e fortalecimento da Política Nacional de Juventude e a eleição de delegados que irão representar o município nas etapas Territorial, Estadual e Nacional.

De acordo com Evilla Campos, membro da Comissão Organizadora e representante da classe estudantil barbarense, a conferência é uma grande oportunidade para o jovem ser ouvido e mostrar o que pensa. “Se a gente não ouvir dos jovens o que eles precisam, o que querem que mude e as suas necessidades, nunca vamos ter políticas públicas que atendam a todos”, disse.

Para o prefeito, Jailson Costa dos Santos, a Conferência representa um momento histórico e de fundamental importância para a juventude barbarense. “Este é o momento dos jovens falarem e serem ouvidos. Disputar voto a voto quais as melhores propostas e quais vão representar vocês nas outras fases”.

 

Depoimentos

Os conferencistas ficaram muito animados com as histórias de vida e superação contadas por Maurício, membro do 1º Grupo de Grafiteiros de Serrinha e Região do Sisal; e do cantor e compositor Tico, da banda Chicabana.

“Comecei a cometer pequenos delitos e atos de vandalismo com outros meninos do meu grupo em Serrinha. Minha família me mandou para um colégio interno no Ceará, onde fique em regime fechado por dois anos. Quando fui liberado do internato, virei pichador e continuei sendo um vândalo lá no Ceará e voltei para Serrinha no ano de 2000, e com minha equipe ‘demarcamos’ vários territórios com nossas assinaturas”, explicou o grafiteiro Maurício.

O cantor Tico, da banda Chicabana, que mora em Santa Bárbara, foi muito aplaudido e solicitado para fotos e autógrafos. “Comecei a ter a música como profissão quando tinha 18 anos. Antes disso fui lavrador aqui no município, plantava e colhia; também trabalhei aqui como ajudante de pedreiro. Hoje já tenho algumas músicas que são sucessos reconhecidos em todo país, a exemplo de ‘Eu quero só você’, que já foi gravada por muitos outros artistas”, declarou o cantor.

Eixos debatidos

O grupo foi dividido em cinco eixos de debate e ao final foram eleitos 27 delegados. Os temas debatidos foram: I – Direito ao desenvolvimento integral; II – Direito ao Território; III – Direito à experimentação e qualidade de vida; IV – Direito à diversidade e vida segura e V – Direito à participação.   

O evento foi organizado pela secretaria de Assistência Social em parceria com o Gabinete do Prefeito e a secretaria de Educação.  Durante os dois dias de atividades, os jovens puderam se divertir com Boate animada de grupo do DJ Tyson, Banda de Lata Ecologicamente Correta, grupo de dança Meninos do Gueto e a dupla de voz e violão Keila e Gessé.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo