Os policiais foram informados por denúncia anônima que na Fazenda Tuiú, município de Abaré, de propriedade do Sr. Antônio Rodrigues dos Santos e filhos, havia um plantio de maconha e posse de várias armas de fogo.
Ao verificar a denúncia, a guarnição constatou a veracidade dos fatos apreendendo uma espingarda Cal. 32, oxidada, capacidade para um cartucho, nº 180385, modelo 651, sem marca aparente; uma espingarda cal. 36, oxidada, sem numeração e marca aparente, capacidade para um cartucho; duas espingardas de fabricação artesanal, cal 12; uma espingarda de fabricação artesanal tipo soca-soca; seis cartuchos cal. 32; três cartuchos cal. 36; um estojo cal. 36; além de artefatos para carregamento dos mesmos.
Nas proximidades da residência foi encontrado um plantio de “cannabis sativa linneu” conhecida como maconha com aproximadamente dez mil pés, que foi erradicado e incinerado no local.
Foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante Antônio Rodrigues dos Santos, Romilson Rodrigues dos Santos, Elson Rodrigues dos Santos, Domildo Rodrigues dos Santos, e José Francisco da Silva Fragoso, que estava sem documentos.
As armas, os presos e a amostra da erva foram apresentados à Bacharela Lucinalva Freire de Carvalho Pires, delegada plantonista na DEPOL do Chorrochó para a adoção das medidas cabíveis.