O ato foi presidido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e contou com a participação de deputados estaduais e federais, senadores e líderes regionais que apoiam a criação do partido. Para Kassab, a Bahia foi o estado foi responsável por uma grande contribuição ao processo de criação do partido.
“Devemos muito à Bahia pela participação de destaque no processo de coleta de assinaturas para a criação do partido, pelo peso que o estado tem, pelo grande apoio que recebemos lá e, principalmente, pelo trabalho feito pelo vice-governador Otto Alencar, que tem se dedicado muito a esse nosso projeto”, afirmou.
Segundo dados divulgados durante a reunião, somente na Bahia foram certificadas 66.917 assinaturas, com o partido consolidado em 28 municípios e 355 municípios que já contam com comissões provisórias. Em todo o país já foram certificadas cerca de 539 mil assinaturas, muito mais do que o mínimo necessário para a criação do partido.
Segundo Gilberto Kassab, até a próxima segunda-feira essas assinaturas serão entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dando início, então, ao processo de avaliação do órgão. A expectativa é que até o início de setembro todas as etapas de criação do novo partido tenham sido cumpridas.
“Existe um terrorismo muito grande na mídia e principalmente daqueles que não respeitam a democracia e que se posicionam contra a criação do PSD, mas tenho certeza que a Justiça Eleitoral não vai negar um direito que nós temos”, afirmou Kassab.
Nessa quinta-feira (18) as autoridades que estão apoiando a criação do partido participarão de um café da manhã com a presidente Dilma Rousseff (PT), no Palácio do Planalto.