O evento realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca, reuniu cerca de cinco mil pessoas. Mais de 100 grupos da cidade e região desfilaram das 9 horas ao início da tarde.
Dentre eles, quadrilha, capoeira regional e de Angola, literatura de cordel, bumba meu boi, samba de roda, afoxé, reisado e caretas. Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a 12ª Caminhada do Folclore marca o encerramento das comemorações da Semana do Folclore.
“A cada ano o evento está maior e mais participativo; não apenas pela presença dos grupos como também do público que vem assistir. A avenida fica tomada de gente. É um momento oportuno para se conhecer melhor não apenas as manifestações culturais da nossa cidade como da região”, afirmou o deputado Carlos Geilson (PTN), que prestigiou a manifestação.
Celismara Gomes, diretora do Cuca, avalia de forma positiva a 12ª edição do evento, principalmente pela adesão dos grupos que participaram de forma espontânea, e pela grande presença do público, o que, para ela, demonstra que o evento é de interesse da população.
“A caminhada foi muito bonita. A cada dia os grupos representam melhor as culturas de suas cidades e da nossa região”, pontuou a diretora.