A iniciativa, que conta com respaldo da direção do partido, tem como meta renovar o público do partido para 2014 e está inserida na estratégia de pré-campanha do senador Aécio Neves à Presidência.
Primeiro serão selecionados 50 jovens de diferentes perfis. Esse grupo vai percorrer todos os Estados de carro, barco e avião realizando seminários, bate-papos e festas com outros grupos de jovens locais.
As viagens da Turma do Chapéu na Estrada serão filmadas e transmitidas em tempo real pela rede que o grupo começou a desenvolver em Minas e que foi usada na campanha de Antonio Anastasia e José Serra em 2010.
Na época, o grupo criou o reality M.i.n.a.s, sigla para Militância Ininterrupta Anastasia e Serra. Agora a experiência será ampliada. O projeto termina com um documentário sobre juventude e ideias para o país.
“Com essa estratégia, o partido propõe uma atividade mais criativa e participativa e menos padrão”, diz Gabriel Azevedo (na foto, em frente ao computador), um dos coordenadores da Turma do Chapéu. “Se isso redundar em mais jovens no PSDB, ótimo, mas a ideia não é fazer bolinho de filiações, e sim identificar jovens-ponte”, completa.
Apesar de ter atuado na campanha de Serra em 2010, o grupo é umbilicalmente ligado a Aécio. Por intermédio do senador, se aproximou do presidente do partido, Sérgio Guerra, e foi convocado a atuar na reformulação da estratégia de comunicação tucana.
Os “chapeleiros” mineiros também ajudaram a eleger a chapa vencedora da Juventude do PSDB, que tem Marcelo Richa, filho do governador Beto Richa, como presidente. Informações Folha de São Paulo (Foto: Folhapress).