Durante o encontro, os representantes do município pediram a minuta dos projetos de leis e solicitaram uma nova reunião (próximo dia 30) com a comissão para definir de que forma as reivindicações da categoria poderão ser atendidas.
De acordo com o Presidente do Sindicato, Sr. Adenilton, o município sempre manifestou interesse para negociar com o Sindicato, no entanto, existem mudanças no Plano e no Estatuto que precisam serem esclarecidas, pois podem prejudicar tanto a categoria como o Município.
As principais reivindicações da categoria nesse momento não é a implantação do Piso do Magistério, pois em nossa cidade o Piso está muito acima do Piso Nacional. Entre as reivindicações estão a diferença de vencimentos entre os níveis e as vantagens.
Como havia prometido durante a Semana Pedagógica de 2009, o Prefeito José Rubens deu o pontapé inicial para a elaboração do Plano de Carreira para Professores da rede municipal. Para garantir que o processo fosse o mais democrático e transparente possível, o prefeito convidou o Presidente do Sindicato, que acompanhou todo o processo com a Empresa responsável pela elaboração do documento.
Durante a Semana Pedagógica de 2011, novamente o Prefeito na presença de mais de 800 profissionais do magistério disponibilizou a Secretaria de Educação, a Secretaria de Administração e a Procuradoria Jurídica, e sugeriu que a categoria fosse representada por uma Comissão. “Um processo mais transparente que esse é impossível. Pois esta comissão irá representar todos os professores e terá direito a decisão”, disse o prefeito.
A comissão de professores poderá sugerir e apresentar propostas para serem incluídas no Plano de Carreira. Quando tiver a proposta fechada, o plano será apresentado a todos os professores. Havendo um consenso, segue para aprovação na Câmara Municipal.
O Plano de Carreira do Professor já existe e está previsto no Estatuto do Magistério de Tucano, porém encontram-se desatualizados. A nossa intenção da elaboração deste novo documento é corrigir as distorções e criar ferramentas para valorizar o professor, como vem sendo feito nos últimos 06 anos.
Com a aprovação do novo Plano de Carreira, o Município pretende valorizar ainda mais os professores, pois o plano irá possibilitar uma negociação permanente para a categoria, construir um piso salarial maior e valorizar de forma mais justa os professores mais dedicados. A idéia é chegar num consenso que seja bom para os professores e viável para a prefeitura.