Como parte das articulações, segundo a coluna Satélite, do jornal Correio desta segunda-feira (29), as legendas teriam aceitado apoiar a candidatura do radialista Herzem Gusmão (PMDB).
O nome de Gusmão, que milita na mídia da região, é uma das principais apostas peemedebistas para as eleições do próximo ano. Ele foi escolhido entre outras lideranças políticas da cidade, também cotadas para a disputa, como aquele que teria maior possibilidade de enfrentar o PT.
PT quer reeleição de Guilherme
Mas, se a oposição se movimenta para lançar um só candidato em Vitória da Conquista, o prefeito Guilherme Menezes (PT) também não está parado. Com uma administração que tem deixado a desejar em alguns aspectos, o petista tenta melhorar a cara da cidade para chegar em 2012 em melhores condições do que a atual.
Recentemente Menezes procurou o pré-candidato do PDT, ex-reitor da Uesb, Abel Rebouças, para uma conversa. A proposta também foi de unidade. Contudo, pensando em crescer no sudoeste baiano, os pedetistas trabalham para ter candidatura própria no municipio.
“O Reitor Abel me falou que o prefeito lhe procurou para uma conversa. Ele me perguntou se deveria ir e eu lhe disse que sim. Mas pedi que ele avisasse que, no primeiro turno, nós teríamos candidato”, disse Alexandre Brust, presidente estadual do PDT.
No último sábado (27), os pedetistas fizeram um encontro regional em Conquista, justamente para discutir sobre as eleições de 2012 e fazer novas filiações na região. E o Reitor Abel, que presidiu os trabalhos, foi tratado como candidato certo do PDT no próximo ano.
Outros nomes
Mas no campo que poderia marchar com o Prefeito Guilherme Menezes ainda existem outras candidaturas sendo colocadas. É o caso do PCdoB, que projeta lançar o deputado estadual Fabricio Falcão para disputar a prefeitura em 2012.
Outro partido que pretende lançar candidatura propria é o PV. A direção estadual quer que o ex-deputado federal Edigar Mão Branca dispute a prefeitura no municipio, mas o cantor regional tem outro projeto: ele quer disputar a prefeitura de Itapetinga.
“Nós estamos conversando sobre isso. Eu acho melhor (disputar) em Conquista, porque em todas as pesquisas ele (Edigar Mão Branca) bate 10%, diferente de Itapetinga”, disse Ivanilson Gomes, presidente estadual dos verdes.
Nilo Coelho
Além destes pré-candidatos, o nome do ex-deputado Clóvis Ferraz também é especulado, mas este dependeria do seu futuro partido, o PSD, que ainda enfrenta dificuldades burocráticas para poder se viabilizar para as eleições do próximo ano.
O nome do ex-governador Nilo Coelho, que se transferiu recentemente para o municipio, também foi ventilado. Mas o silêncio fala por si só e Nilo não deve ter levado o projeto adiante. Enfim, nomes não faltam para disputar a prefeitura do segundo maior municipio do interior baiano.
Por Evandro Matos – especial para o Interior da Bahia