Política & Economia

Congresso do PDT: Familia Brizola quer eleições diretas; povo vai às ruas de Porto Alegre celebrar a Legalidade

Durante todo o dia aconteceram cerca de 12 comissões para debater temas importantes como Economia, Direitos Humanos e Cidadania, Comunicação, Agricultura, entre outros.

Contudo, as discussões sobre politica e formação partidária foi a mais calorosa, com os delegados e militantes de vários estados se manifestando. O que mais chamou a atenção foi a posição dos diretórios do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que, conduzidos pela familia do líder Leonel Brizola, reivindicam eleições diretas para a escolha dos dirigentes do partido em todo o País.

Tanto a deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS) quanto o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ) e o vereador Leonel Brizola Neto (PDT-RJ) discursaram favoráveis à proposta e cobraram mudanças no estatuto à direção nacional do partido. A proposta é defendida também pelo deputado federal Pompeu de Matos (PDT-RS) e o estadual Paulo Ramos (PDT-RJ), entre outros.

A comissão temática sobre Educação também atraiu grande parte dos congressistas e provocou entusiasmo, mostrando que Brizola deixou fiéis seguidores da sua causa. Em Comunicação as discussões também foram calorosas, com novas reivindicações para serem inseridas na pauta do Congresso Nacional no próximo ano.

Caminhada pela Legalidade

No final da manhã, em meio ao calor das discussões temáticas, aconteceu uma caminhada pelas ruas do centro de Porto Alegre para lembrar os 50 anos da Campanha da Legalidade, movimento encampado pelo governador Leonel Brizola, em 1961, para a posse do vice-presidente João Gourlart, após a renúnica de Jãnio Quadros.

Brizolistas históricos, politicos de vários estados, deputados federais e estaduais, jovens da capital e interior do Rio Grande se juntaram para a Caminhada, puxada por um carro de som e com o apoio da Brigada Militar, a mesma que aderiu a Brizola na resistência.

Discursos inflamados, Hino da Legalidade e gritos de “Brizola, Guerreiro do Povo Brasileiro” ecoaram pelas ruas de Porto Alegre, com adesão de estudantes, comerciantes e gente do povo.

“O povo brasileiro precisa tomar conhecimento da Legalidade, um dos movimentos politicos mais importantes das últimas décadas, mas que a mída faz questão de esconder”, disse o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ). “O Rio Grande está orgulhoso por Brizola, mas o Brasil inteiro se orgulha dos gaúchos por terem resistido junto com ele”, disse outro orador.

Tarcizio visita o Congresso  

O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, recém-filiado ao PDT, chegou a Porto Alegre nesta sexta-feira para participar do Congresso pedetista. Ele compôs a mesa de discussão sobre Reforma Política, ao lado do presidente estadual Alexandre Brust, do secretário nacional do PDT, Manoel Dias, e do deputado Pompeu de Matos (PDT-RS).

“Foi muito proveitosa a vinda do Tarcizio porque ele se familiariza mais com o partido. A participação dele na mesa também foi muito importante, porque prova o prestigio de Feira de Santana tanto para nós, baianos, quanto para a (direção) nacional”, disse Brust.

Em entrevista à Rádio Legalidade, instalada na Assembleia Legislativa, Pimenta destacou que o Brasil vive hoje a sua real democracia e liberdade por causa das ações desenvolvidas por Brizola. A entrevista foi reproduzida ao vivo pela Rádio Sociedade de Feira de Santana.

“O Rio Grande é o celeiro desta história que marca de forma positiva o nosso país. Estou muito feliz por estar representando o PDT junto com Alexandre Brust e outras lideranças da Bahia”, ressaltou o prefeito.

Nesta sábado o Congresso será encerrado com discussões sobre a Legalidade e a participação da Direção Nacional do PDT. Da Bahia, além do presidente Alexandre Brust, outros membros do partido também participaram das comissões temáticas nesta sexta-feira.

Por Evandro Matos – especial de Porto Alegre

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo