Além de prefeitos de várias cidades vizinhas, participaram do evento o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, o deputado federal Luiz Argolo, autoridades militares, a exemplo do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Gildeon Fontes de Araújo e populares que tiveram um dia movimentado com uma vasta programação.
O evento contou também com a presença da Fanfarra Tradicional da cidade BAMACEA, que deu um show de apresentação e emocionou todos os presentes.
O Prefeito Paulo Cezar disse que todos os anos se faz presente no aniversário de Aramari, porque é a cidade mais próxima de Alagoinhas com apenas 8 km de distância, “é uma cidade irmã”, acrescentou, e que tem contribuído também para o seu desenvolvimento de Alagoinhas, por conta do volume de pessoas que freqüenta a cidade, estudando, trabalhando, contribuindo para o aquecimento da economia local.
“Tenho uma forte ligação com Aramari, desde que fui deputado estadual o povo sempre me acolheu. Me sinto gratificado em estar participando dos 50 anos de emancipação política de Aramari, cidade possuidora de um povo tão acolhedor”, comentou Paulo Cezar.
Antes de se tornar município, a localidade era denominada de Roncador. Após a instalação das Oficinas da Viação Férrea Federal Leste Brasileira que levou emprego e renda para a população, famílias inteiras migraram para a região.
O nome da cidade tem origem indígena, conclusão recentemente confirmada através de pesquisas realizadas por estudiosos da Universidade de São Paulo – USP.
As pesquisas mostram que Aramari era um grupo indígena que habitava desde o Sul da Bahia até o atual Amazonas, que lutavam junto aos povos indígenas Aymorés, antes e após a colonização.
Fonte: ACOM – Assessoria de Comunicação (Foto: Amilton André)