Meio Ambiente

Barreiras: Sem Terra voltam a bloquear a BR-242 e provocam o caos no trânsito

Com pneus, galhos e pedras, os pequenos agricultores do Assentamento Santa Rita, distante 40 Km de Barreiras, bloquearam a rodovia reclamando sobre uma possível liminar de reintegração de posse que deu um prazo de oito dias para desocupação da área.

Segundo Iris Darc Vilaça, um dos líderes do movimento, o grupo está assentado numa área de 2011 ha, de um total de 4411 ha, da antiga fazenda Santa Rita, hoje pertencente ao Governo da Bahia.

“Nós fomos incentivados a ocupar esta fazenda pelo próprio Incra e pelo Movimento dos Sem Terra (MST). Agora vem o Incra e diz que temos que sair da área para que outros sem terras possam ser assentados no local. Nós não aceitamos isso, são 67 famílias que iniciaram suas criações de animais e plantio de culturas de subsistência, que estarão sendo prejudicados, sem um local para morar”, bradou Iris.

Entre os mais exaltados estava o pequeno agricultor Clóvis Santos que prometia ir até as últimas consequências. “Isso aqui vai virar uma guerra. Se tiver que sair do meu lote, pode ter certeza, que entro pelos fundos e cometo uma desgraça”, desabafou em prantos.

As polícias Rodoviária Federal e Militar de Barreiras e a Cipe Cerrado de Luís Eduardo Magalhães foram até o local e negociaram a liberação da pista, o que foi prontamente aceita pelos manifestantes e por volta das 9h30 a pista já estava liberada.

O Incra distribuiu uma nota para explicar a situação. A superintendência regional do órgão na Bahia esclarece que a área rural denominada Santa Rita não é assentamento federal. Trata-se de uma área que pertence ao governo do estado e está ocupada. Informações do Jornal Nova Fronteira: texto e fotos de Eduardo Lena.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo