De acordo com o Ministério do Esporte, serão criadas, durante o evento, mais de 380 mil vagas temporárias no País. No entanto, especialistas alertam que os profissionais da área não devem focar só nestas oportunidades e investir na capacitação para conseguir se manter no mercado após a passagem do evento.
“A Copa é em 2014, mas a hora de se preparar é agora, é agora que tem que se preocupar com isso”, aconselha o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia (Sindetur), Luiz Augusto Leão.
Das vagas previstas, 92% são para o setor de hotéis, bares e restaurantes e os outros 8% correspondem à área de lazer. “A área de turismo tem uma gama de serviços diferentes, é muito abrangente. A capacitação na área não deve ser somente para melhorar o meio, mas também para se preparar para as novas áreas que estão surgindo. Além disso, o setor se fortalece também por conta de outros segmentos”, avalia Leão.
Além das oportunidades em hotéis – com a abertura de novos hotéis e expansão dos já existentes – haverá geração de empregos no setor de alimentos e bebidas e transporte turístico. “Mas haverá também muitas oportunidades que não estão relacionadas com o evento de maneira territorial”, explica a coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs, Carolina Spínola.
De acordo com o Ministério do Turismo, em todo o País, as oportunidades ligadas ao turismo são em operadoras de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras.
Capacitação
Segundo o secretário estadual de Turismo (Setur), Domingos Leonelli, a previsão é capacitar 20 mil pessoas para a área até 2014. “A ideia é qualificar o destino Bahia aproveitando os recursos que são voltados para a Copa. Estamos intensificando a capacitação na parte de idiomas para os profissionais da área de receptivo”, explica.
Além das capacitações ofertadas pelo governo, há outras oportunidades para os profissionais da área de turismo, como no Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia (Sindetur).
Lá estão sendo oferecidos alguns cursos de capacitação que visam a Copa, tanto para empresas como para os colaboradores, como o de guia de turismo, que a agente de turismo Angélica Spenley concluiu na semana passada.
Ela já atua na área há 30 anos, mas pensando em se qualificar para o evento, ela resolveu fazer um curso de guia de turismo, que tem duração de um ano. “Com o curso, tenho qualificação para ser guia regional, nacional e da América do Sul”, explica. Informações de A Tarde.