Na viagem, Ronaldo vai cumprir programa da Konrad-Adenauer-Stiftung e.V. (Fundação Konrad Adenauer), de Berlim, em cooperação européia e internacional com a Fundação Liberdade e Cidadania.
Estão agendados importantes encontros, conversas, palestras, debates e conferências com representas do governo, como o prefeito de Lahr Wolfgang Müller, o deputado federal Peter Weib, prefeito de Friesenheim Armin Roesner, diretor Reinhard Krämer, secretário Guido Schöneboom, diretor Gunther Evermann, prefeito de Freiburg Otto Neideck, diretor do Instituto Superior Técnico de Kehl professor Paul Witt, técnico Uwe Lübking, asessora Angelika Wichert, deputado federal Peter Götz, diretores Hans-Hartwig Blomeier, Reinhard Willig e Michael Brandt, além do ministro Roberto Colin.
Também na agenda de José Ronaldo e demais políticos brasileiros estão previstas visitas à Usina Hidrelétrica em Gengenbach, Hospital Ortanau, Prefeituras e Câmaras Municipais, empresas Airport & Business Park Raum, Hummel Ag e Brauhaus Spandau. Ainda no programa assistência ao concerto da Berliner Phillarmoniker (Filarmônica de Berlim).
O objetivo da viagem é a obtenção de informações e de experiências de municípios alemães que podem servir de exemplos para futuras ações em municípios brasileiros. Para José Ronaldo, trata-se de “uma oportunidade de conhecer o que é praticado em um país mais desenvolvido”.
Além do político feirense, vão à Alemanha: Alodir Alves de Cristo, de Joinville (SC); Darcy da Silva Vera, de Ribeirão Preto (SP); Jairo Ataíde Vieira, de Montes Claros (MG); José de Andrade Maia Filho, de Picos (PI), José Nilton Azevedo Leal, de Itabuna (BA); Luiz Carlos Pissetti, de Itajaí (SC); Luiz Fabrício do Rego Torquato, de Pau dos Ferros (RN); Luiz Henrique Mandetta, de Campo Grande (MS); Maria Helena Albuquerque, de Castro (PR), Matteo Chiarelli, de Pelotas (RS); Rodney Miranda, de Vitória (ES); e Vitor Penido de Barros, de Nova Lima (MG), além de Paulo Gouvêa da Costa, da Fundação Liberdade e Cidadania.