Confirmando, uma vez mais, o seu respeitoso envolvimento com a história e a cultura dos sertões baianos, nos dias 10 e 11 de novembro/2011, a Universidade promoverá o agito cultural “Encontros: Cantos e Falas Sertanejos”.
Cantadores, repentistas, poetas populares, cordelistas, gente do teatro e das artes plásticas, do vídeo e da fotografia, harmonicamente embalados pelas sanfonas, zabumbas e violas, vindos de Uauá, Canudos, Monte Santo, Serrinha e Euclides da Cunha, farão relatos de vida e de suas produções, logicamente que seqüenciados pelas suas próprias performances artísticas.
Idealizado pelo historiador e documentarista Roberto Dantas, pesquisador e professor da Uneb, tendo como parceiros a sua colega professora Ana Paula Feitosa (Direção de Arte), e os seus alunos do Curso de Turismo (organização e execução), o evento propiciará, em especial à juventude universitária, o contato mais fecundo com as linguagens culturais contemporâneas produzidas na região de Canudos.
A troca de informações e conhecimentos contribuirá, também, para melhor visibilidade dessas produções e dos seus legítimos protagonistas.
“Universidade: casa dos saberes, lócus do conhecimento. Cultura é saber, cultura é conhecimento. Universidade: espaço democrático, onde se dá o contraditório, onde se aprende o respeito às diferenças e onde tanta gente se encontra. Bahia: diversidade cultural, instigante território onde tanto se produz ricamente, diferenciadamente, ousadamente, constantemente. Negros, índios, europeus, mulatos, caboclos, morenos – mestiços!
Reeditando a profecia “o sertão vai virar praia, a praia vai virar sertão”, e conduzidos harmonicamente pelos seus legítimos protagonistas, chegarão à “praia”, à casa dos saberes, ao lócus do conhecimento, portanto, à UNEB, os repentes, as zabumbas, os cordéis, as sanfonas, a cantoria, o teatro e os registros imagéticos (áudios-visuais e fotográficos) de um sertão vivo e resistente, juntando toda a gente para escutar, falar, dançar, divertir – conhecer!
Roberto Dantas
Programação
Local: “Lonas do Agito” – Ao lado do Teatro Uneb/Cabula
Dia 10/11/2011- quinta-feira
15:00h – Exibição e Debate do Documentário: “Paixão e Guerra nos Sertões de Canudos”
Antônio Olavo (Salvador)
17:00h – “Cordelizando a Palavra: cantando e recitando” – Antônio Barreto
18:00h – A produção teatral contemporânea de Euclides da Cunha (Breves Relatos e – Apresentação Teatral) – Jean Bolinha e Farrapos Cia. de Teatro (Euclides da Cunha)
20:00h – Show com Bião de Canudos e Trio de Forró (Canudos)
Dia 11/11/2011 – sexta-fera
15:00h – “A produção cultural contemporânea de Uauá” (Breves Relatos e Registros Imagéticos) – Zecalu e Gildemar Sena (Uauá)
17:00h – “A música de Monte Santo: histórias cantadas” – Gereba (Monte Santo)
18:30h – Pardal Jaguaripe e Davi Nunes (Recital/Cordel);
– Confraria Giramundo (Música);
– Convidado Especial: Bule-Bule (Antônio Cardoso)
20:00h – Show de Encerramento: Rennan Mendes e Claudio Barris (Uauá)
– Convidado Especial – Fábio Paes (Serrinha)
Porf. Roberto Santas (História/Uneb)
Fones: 9977.9807 / 9292.4361
Emails: betodantas.canudos@gmail.com / betodantas23@hotmail.com