Oito clubes garantiram presença na competição. São eles o Colo-Colo de Futebol e Regatas (Ilhéus), Associação Desportiva Jequié (Jequié), Guanambí Atlético Clube (Guanambí), Galícia Esporte Clube (Salvador), Botafogo Sport Clube (Salvador), Esporte Clube Ypiranga (Salvador), Esporte Clube Ipitanga Bahia (Lauro de Freitas) e o Esporte Clube Jacuipense (Riachão do Jacuípe).
Porém, de acordo com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, ainda não está definido o número total de participantes do campeonato. “A Federação ainda vai definir se serão dez ou 12 clubes na 2ª divisão. Em caso de dez, teremos mais duas vagas do Torneio Seletivo. Já se forem 12, mais quatro vagas sairão desta competição”, explicou.
O Seletivo foi criado para dar oportunidade aos clubes que querem disputar o acesso à elite do futebol baiano. Participam do torneio times que, devido ao calendário de competições, precisam concorrer às vagas para voltar a disputar o campeonato.
Neste ano, seis clubes se inscreveram para concorrer às vagas. Além do Sport Clube Camaçariense e o Esporte Clube Poções, últimos colocados da Segundona em 2011, participarão o Atlântico Esporte Clube, de Lauro de Freitas, mas que mandará seus jogos em Terra Nova; Cruzeiro de Cruz das Almas; São Cristóvão Esporte Clube, de Salvador e o Astro, de Feira de Santana, mas que terá a cidade de Serrinha como mando de campo.
O Torneio Seletivo será disputado a partir de janeiro de 2012.