No país, ganha força a campanha para que a bola do Mundial seja batizada com o nome de “Gorduchinha”, fazendo alusão à frase “pimba na gorduchinha”, um dos vários bordões que “O Pai da Matéria” utilizava durante suas transmissões.
A ideia de criar o movimento foi orquestrada pelo amigo Delen Bueno, que recebeu rapidamente o apoio do próprio Osmar Santos. “Quando terminou a Copa de 2010, na África, eu fiquei com isso na cabeça: ‘uma hora vou fazer essa homenagem ao Osmar’. Mas guardei. Em dezembro do ano passado, fui almoçar com ele para convidá-lo ao meu casamento. Nisso dei a ideia de colocar o nome de ‘Gorduchinha’ e ele topou na hora”, explicou.
Carreira
Com passagens pela Rádio Gazeta AM, Record, Globo e Jovem Pan, além da TV Globo, Record e Manchete, Osmar hoje tem dificuldades para locomoção e fala, por conta de um acidente de carro em 1994. Ainda assim, o ex-locutor, que atualmente se dedica à pintura de quadros, não perdeu seu carisma, abrindo um largo sorriso quando questionado sobre a homenagem. “Muito bom! Fantástico, ótimo!”, disse.
Embora criada em 2010, a campanha “Gorduchinha 2014” tornou-se pública apenas no dia 21 de julho deste ano, durante o aniversário de 62 anos de Osmar Santos. Nas mídias sociais, Bueno revelou a rápida adesão: desde 28 de julho, a página da campanha no Facebook já foi visitada por cerca de 350 mil pessoas.
Na última segunda, durante um evento da Fundação Gol de Letra, criada pelos ex-jogadores Raí e Leonardo, Osmar Santos foi homenageado, recebendo o apoio dos ex-atletas, que autografaram a camisa da campanha. No Canindé, antes do duelo com o Boa, pela Série B, a Portuguesa também demonstrou aprovar a proposta.
“Eu, como publicitário, sabia que ele merecia estar acima de tudo. O trabalho dele como locutor esportivo, nas ‘Diretas Já!’ [Osmar foi locutor de comícios, pedindo o fim do regime militar, em 1984], a superação após o acidente. Como fã e amigo, eu sabia que todos poderiam aderir ao projeto, já que a rejeição do Osmar é zero”, completou Delen.
A principal proposta do movimento é chamar a atenção da empresa detentora dos direitos pelo nome da bola do Mundial. Ainda sem definir qual será o nome dela na Copa de 2014, a campanha da Gorduchinha espera “ajudar” na decisão. “Todos podem apoiar o movimento. Essa é uma campanha do povo, dos amigos do Osmar”, disse Delen Bueno.
Para Osmar, a ideia e o reconhecimento são apenas mais motivos para fazê-lo celebrar. Mais do que isso, ele espera que a Gorduchinha possa ajudar a Seleção no Mundial. “Sorte, Brasil!”, completou o ex-locutor.
Por Thiago Bastos Ferri, especial para a GE.Net São Paulo (SP)