Com a vitória, o Timbu chegou aos 59 pontos e, com o empate entre Ponte Preta e Americana (0 a 0), assumiu a segunda colocação da competição. Já o ASA, permanece com 42 pontos e ainda teme a zona de rebaixamento.
Na sexta-feira (04), o Vitória conseguiu um grande triunfo diante do Salgueiro, por 5 a 1, resultado que lhe permite entrar no G4 e sonhar com uma das vagas para acesso a Série A em 2012.
O rubro-negro baiano já entrou determinado e fazer uma grande partida e mais uma vez contou com uma grande atuação do meia Marquinhos – que saiu contundido e preocupara para o próximo jogo -, além de contar com a presença em grande número da torcida.
O Interior da Bahia apurou que os gols do Vitória foram marcados por Fábio Santos, Marquinhos, Gilberto, Fernandinho e Neto Baiano. Fabrício descontou para o Salgueiro ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Vitória assume a quarta colocação, com 53 pontos, e dorme no G-4. A vaga provisória pode ser legitimada se o Americana só empatar com a Ponte Preta, neste sábado. O Salgueiro é o vice-lanterna, com 26.
Na próxima terça-feira, o Vitória encara mais uma decisão na Série B. O duelo é justamente contra o Americana, que briga com o time baiano por uma vaga na elite.
Sport e Bragantino se recuperam
Em Recife, no sufoco, o Sport conseguiu virar o jogo em cima do Boa Esporte, por 4 a 1, e manter vivas as chances de conseguir o acesso para a elite do futebol brasileiro. A pressão do Leão só surtiu efeito no segundo tempo, demonstrando a dificuldade de furar o bloqueio adversário.
O Boa fez 1 a 0 através do atacante Jheimy. Hamilton marcou o primeiro do Sport em chute de longa distância, Júnior Viçosa virou o placar com uma cabeçada certeira, Roberson, novamente de cabeça ampliou, e mais uma vez Júnior Viçosa deu números finais ao jogo, levando o Sport aos 51 pontos.
Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Sport vai visitar a Portuguesa, no Canindé, na próxima terça-feira, na partida que pode garantir o título antecipado para a Lusa.
Outro que luta por uma das vagas para a Série A é o Bragantino, que nesta sexta-feira aplicou 5 a 1 no frágil Duque de Caxias e agora soma 52 pontos, um a menos do que o Vitória.
Confira os resultados e os jogos da rodada:
Terça-feira – 01/11/2011
Criciúma 1×1 Portuguesa
Sexta-feira – 04/11/2011
Vitória 5×1 Salgueiro
Sport 4×1 Boa Esporte
Duque de Caxias 2×6 Bragantino
Vila Nova 2×3 Goiás
Sábado – 05/11/2011
Ponte Preta 0x0 Americana
ASA-AL 1X2 Náutico
Grêmio-SP 1X0 Paraná
Icasa 1X3 ABC-RN
Classificação – com chances de subir
1º – Portuguesa – 71 pontos (garantida)
2º – Náutico – 59 pontos (quase)
3º – Ponte Preta – 58 pontos (quase)
4º – Vitória – 53 pontos
5º – Bragantino – 52 pontos
6º – Americana – 52 pontos
7º – Sport – 51 pontos
8º – Criciúma – 50 pontos
9º – Goiás – 48 pontos
Quem pode ficar com as vagas
Com 59 e 58 pontos, respectivamente, Náutico e Ponte Preta estão quase garantidos. Mais uma vitória pode garanti-los na elite em 2012. Em relação à última vaga, a tabela é boa para o Sport, embora a equipe tenha se apresentado irregularmente. Mas pode chegar.
O Goiás, apesar de ter apenas 48 pontos, vem numa crescente. Mas o Vitória também deu uma boa acelerada e, se conseguir arrancar pelo menos um empate contra a Americana, tem tudo para ficar com a última vaga.
Mas é bom ficar de olho no Bragantino e no Criciúma. Não acreditamos na Americana.
Por Evandro Matos (Foto: Jornal Escanteio)