O encontro está sendo promovido pela Federação Nacional dos Radialistas (Fenarte) e tem como objetivo debater assuntos de interesse geral dos profissionais de radiodifusão, dentre eles o Registro Profissional. A solenidade de abertura ocorreu no Museu Parque do Saber e as plenárias de debate estão sendo realizadas na Câmara de Dirigente Lojistas (CDL).
Durante a abertura do evento o prefeito Tarcízio Pimenta falou dos investimentos em comunicação realizados pelo município e destacou o valor da comunicação e do comunicador.
“O radialista tem um papel muito importante na sociedade, ele é um interlocutor entre o fato e a povo”, declarou. O prefeito também parabenizou o principal organizador do encontro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Feira de Santana (SITRERT), Valter Vieira.
O presidente da Federação Nacional dos Radialistas (Fenarte), Hugo Silveira, em entrevista ao Interior da Bahia, ressaltou a valorização do profissional e os objetivos do encontro. “Este é um encontro sindical para valorizar o profissional do rádio e para que possamos conhecer os problemas vividos em cada região. Nós nas plenárias vamos diagnosticar estes problemas e buscar soluções para resolvê-los”, afirmou.
Para Valter Vieira, a principal luta da classe é busca pela liberdade de imprensa. “Nosso sindicato em Feira de Santana, como todos os outros, passa por problemas, mas nós não desistimos nunca e seguimos em busca da liberdade de expressão, que muitas vezes é complicada neste país”, desabafou.
Também estiveram presentes na abertura do evento o secretário geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Francisco Canidé; o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, José Batista; o presidente da seccional Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jair Cesarinho; o deputado estadual e radialista, Carlos Geilson (PTN); os ex-deputados Colbert Martins Filho (PMDB) e Humberto Cedraz (PSDB), além de representantes de sindicatos de todo o país e autoridades municipais.
Por Ana Emíllia