Política & Economia

Madre de Deus: Oposição denuncia escândalo administrativo na Prefeitura local

Segundo os vereadores que apresentaram documentos retirados do “Sistema de Acompanhamento de Pessoal” do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o vereador Jeferson Batista (PP), que assumiu interinamente a Prefeitura após a Prefeita Erenita de Brito e o vice Edmundo Pitangueira serem cassados pelo TRE, nomeou toda a família da ex-prefeita Carmen Gandarela, autora da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e responsável pelo afastamento da prefeita eleita no pleito de 2008.

Além da própria Carmem Gandarela Guedes, que está como Assessora do Gabinete do Prefeito, o marido dela, Altino Nascimento Guedes, também foi nomeado como Assessor I da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o sobrinho Andre Marques Gandarela, que foi empossado na função de Defensor Público, a filha Elaine Cristina Gandarela Guedes, na Secretaria de Desenvolvimento Social, na função de Assessora Técnica, e o filho Sergio Wagner Gandarela Guedes, nomeado como Assessor I da Secretaria de Governo.

“Será que o interino dirigente municipal, acha justo demitir centenas de pais e mães de família para empregar em seus lugares a família Gandarela?”, interrogou o vereador Dailton Filho (PMDB), que acrescentou: “A família Gandarela recebe de salários da Prefeitura uma média de R$ 32.000,00 por mês; esse valor daria para rever o emprego de mais de 50 munícipes que ganhavam mensalmente em media R$ 600,00”.

Além família da autora da Ação, o grupo de vereadores também apresentou a nomeação de testemunhas que influenciaram na condenação da ex-gestora, como foi o caso do Sr. Durval de Souza Moura Filho, que está como Coordenador da Secretaria de Saúde; Srª Ivana Nascimento da Silva, que também está na Pasta da Saúde como Oficial de Gabinete I; Sr. Orlando Roque Batista Santos que assumiu a Coordenação da Secretaria de Serviços Públicos ,e a senhora Sandra Regina dos Reis Santos, na Coordenação da Secretaria de Meio Ambiente.

“Vale lembrar que em nosso município o cargo de Coordenador só esta subordinado ao de Secretario, sendo o segundo maior cargo do executivo. Esses indícios direcionam ao raciocínio que as testemunhas estão sendo recompensadas com erário público” explicou a vereador Soró (PCdoB), que garantiu dar andamento às denuncias. “Imbuídos na função de fiscalizadores do Executivo, vamos estar prestando informações ao relator do processo na Justiça Eleitoral, além de encaminhar o caso à Procuradoria Eleitoral e à Policia Federal para que possam analisar a possibilidade de falso testemunho em um processo federal, além de encaminhar as cópias para que o próprio Tribunal de Contas analise tal escândalo”.

Outra irregularidade apresentada pela oposição foi a nomeação de Jacson Andrade Batista, irmão do prefeito interino Jeferson Andrade Batista, como Assessor Especial da Secretaria de Governo. “Não posso acreditar que um rapaz que há pouco tempo estava vereador e tinha a obrigação de fiscalizar o Executivo não sabia que nomear o irmão era “nepotismo”. Fica claro que o interino tem total consciência da pratica de Improbidade Administrativa”, concluiu a vereadora Rose Queiroz (PPS).

Esses fatos foram trazidos à tona durante a ultima sessão da Câmara Municipal. Os vereadores da base governista prometeram analisar a gestão da ex-prefeita com mais cautela para denunciar fatos semelhantes que tenham ocorrido, o que para o vereador Vivaldo Fernandes (PSDB) não é preocupante. “Por mais que eles vasculhem, não acredito que eles consigam achar nada tão aberrante como esses fatos que estamos denunciando. E caso encontrem eles estariam assinando o atestado de incompetência por não terem denunciado na época ou demonstrando que prevaricaram na função fiscalizadora do legislativo”.

Pelo andar da carruagem o Prefeito interino, Jeferson Batista, além da batalha judicial que está enfrentando, uma vez que se encontra no posto por liminar, vai enfrentar outra no Legislativa com uma bancada de oposição que, na última sessão, conseguiu aprovar por 7×1 a convocação do Secretário de Esporte, Jibson Coutinho, para esclarecer sobre a queda na qualidade da merenda distribuída no Programa Segundo Tempo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo