O mês de dezembro começa com temperaturas elevadas (máximas de até 31°C) e com poucas chances de chuvas na cidade de Salvador e região metropolitana. Ainda assim, o calor associado aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico deverá trazer chuvas fracas e isoladas durante a noite e nas primeiras horas da manhã.
De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na faixa centro-norte da Bahia é uma massa de ar quente e seco, que mesmo enfraquecida, ainda deixa o céu ensolarado e sem chuvas nas regiões Norte, Nordeste e parte das regiões da Chapada Diamantina e São Francisco. Nessas áreas também são esperadas as temperaturas mais elevadas do Estado, com máximas variando entre 32°C e 34°C.
Por outro lado, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro deve reforçar a umidade vinda da Amazônia, influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-sul e oeste da Bahia. Assim, o céu se mantém nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas e fracas nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e parte da região do São Francisco.
Já na faixa litorânea do Recôncavo baiano, ainda são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deixam o céu parcialmente nublado com chuvas fracas.
Mesmo com a proximidade do verão, que é uma estação de temperaturas altas, ainda são esperados índices de até 17°C (mínima) durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste do Estado.