A empolgação dos mais de 34 mil corintianos que lotaram o Pacaembu se transformou em nervosismo para o alvinegro. A pressão que a equipe tentou impor nos primeiros minutos não surtiu efeito diante de um Palmeiras bem posicionado e paciente. O excesso de passes errados no setor ofensivo deu ao Palmeiras a chance de controlar o jogo.
O jogo ficou mais quente no segundo tempo. Logo aos três minutos, Valdivia cometeu falta violenta sobre Jorge Henrique e foi expulso. Mais tarde, Wallace cometeu falta violenta em Maikon Leite e também foi expulso.
A partir dos 40 minutos, perder o título parecia impossível. A festa começou aos poucos nas arquibancadas. Em campo, muita confusão. Jorge Henrique deu o famoso “chute no vácuo”, criado por Valdivia, e deu início a um tumulto com João Vitor, que acabou expulso.
Outros jogadores foram até a linha de fundo e a briga se generalizou. Tite e o trio de arbitragem tentaram apartar. Com o problema resolvido e o fim do jogo entre Vasco e Flamengo, o Pacaembu explodiu no coro de campeão.
Flamengo e Vasco
O Flamengo arrancou um empate conta o Vasco e garantiu a vaga na Libertadores.
E numa partida com bastante luta e emoção, especialmente no segundo tempo, os rubro-negros conseguiram o empate por 1 a 1.
Diego Souza, para o Vasco, no primeiro tempo, e Renato Abreu, para o Flamengo, no segundo, marcaram os gols da partida, que teve três expulsões – Jumar, Renato Abreu e Felipe.
Libertadores
Com os resultados finais, as vagas para a Libertadores ficaram garantidas para: Corinthians, Vasco, Fluminense, Flamengo, Internacional e Santos.
Sul-Americana
Já os times São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético de Goiás e Bahia estão confirmados para a Sul-Americana.
Rebaixados
Carimbaram os passaportes rumo à segunda divisão na competição de 2012 os times: Avaí, América Mineiro, Ceará e Atlético Paranaense.
Confira como ficou a tabela do Brasileirão 2011.
Por Ana Emíllia (Foto: Gazeta Esportiva)