Nordeste

Ônibus que vitimou 33 cortadores de cana próximo a Milagres tava irregular

Um balanço do Hospital Prado Valadares, de Jequié, divulgado às 14h30 informa que 33 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, sendo três em estado gravíssimo. Mais cedo, a PRF havia confirmado a morte de 36 pessoas e divulgado que 11 tinham sido levadas para hospitais. O atendimento aos feridos está concentrado em Jequié.

Transporte dos corpos

A Secretaria de Saúde de Buíque está articulando ônibus para transportar os corpos das vítimas pernambucanas até as suas cidades de origem, ainda durante este fim de semana.

Segundo a administração do hospital de Buíque, as famílias das vítimas se encontram no local e estão recebendo assistência de equipe da Secretaria de Saúde e Ação Social do município.

Identificação do ônibus

Segundo o encarregado pela fiscalização dos transportes coletivos na PRF da Bahia, inspetor Ruvenal Farias, o ônibus pertence a uma pessoa física que fez o contrato de arrendamento de veículo para transporte coletivo junto à empresa TCB.

Ainda de acordo com o inspetor, o ônibus não está habilitado na ANTT, órgão regulador do transporte coletivo no país. No entanto, ainda segundo as informações da polícia, o veículo rodava com uma liminar expedida por uma juíza de Brasília, autorizando o transporte. O ônibus tinha placa da cidade de Santo André, em São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, onde está registrada a TCB, a empresa negou envolvimento no transporte dos trabalhadores. A proprietária da Agência de Turismo TCB, Amazil Vieira Batista, disse que há 16 anos, a TCB vendeu um ônibus para uma empresa na Bahia e a venda foi feita através do cunhado dela, que trabalha em Vitória da Conquista.

A proprietária afirmou que não sabe o nome da empresa que comprou o ônibus. A Agência de Turismo fica em Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande.

Feridos

Boletim divulgado pelo Hospital Prado Valadares, em Jequié, por volta das 14h30, aponta que o acidente deixou 33 vítimas. Foram levados 23 corpos para o Instituto Médico-Legal (IML) de Vitória da Conquista e os outros 10 foram para a unidade de Jequié.

Identificação

Além de José de Anchieta da Silva, 33 anos, um dos dois motoristas do ônibus, também foram identificados como vítimas os cortadores de cana-de-açúcar, José Kerle Andrade Monteiro, 21 anos, Damião da Silva Pereira, que teve morte cerebral, e José Cláudio Cavalcanti da Silva, que foi internado em estado grave.

Foi confirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buíque, cidade do Sertão de Pernambuco, que o ônibus fretado trazia trabalhadores do Mato Grosso do Sul para sua cidade natal, Buíque. Pelo menos 16 vítimas são da região.

Da redação com informações do G1, Diário de Pernambuco e Jequié Repórter. Foto de Zenilton Meira/ Agência A Tarde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo