Assim que o corpo de Ana Maria chegou à Capela do Cemitério, aconteceram os inevitáveis encontros e a troca de informações entre os ex-colegas do Baneb de Riachão do Jacuípe.
De uma conversa entre Luzimário Carneiro e Hildemário Melo (Molê) surgiu a primeira proposta para fazer uma foto histórica. Logo apareceu o ex-prefeito José Raimundo Martins, também ex-banebiano, para expandir a ideia.
Aprovada a proposta, todos foram se chegando e a foto foi registrada pela reportagem do Interior da Bahia. O detalhe é que praticamente todos os ex-colegas de trabalho de Ana Maria compareceram ao seu sepultamento: Tânia Regina Alves de Matos, Maria de Fátima Carneiro, Ivo Alves Júnior, Luzimário Carneiro, José Raimundo Carneiro Martins, Dalila Matos Araújo, Nilvan Guimarães Martins, Hildemário Oliveira Melo (Molê) e, Bolivar Oliveira Góis.
Estavam presentes ainda Maria Selma Mascarenhas São Paulo, Manoel Simão Ferreira Mendes, Maria Alice Castro dos Santos, Maria Madalena C. de Almeida, Ana Lucia Martins de Carvalho, Isabel Alves Carneiro, Janete Dórea de Oliveira, Silvia Mariene de Oliveira, José Carlos Silve, Paulo Roberto Lira dos Santos, José Carlos de Jesus e Maria Conceição Costa de Oliveira.
Confraternização
Além das fotos, o grupo discutiu a possibilidade de um novo encontro para confraternização até o final do ano, mas não houve confirmação se o evento iria acontecer.
José Raimundo, Luzimário e Hildemário acharam a “ideia ótima”, mas ficaram de combinar uma data e local para repassar para todos. Atento, Ivo Alves Júnior concordou e disse que estava “à disposição” para colaborar.
Mesmo que não aconteça a confraternização, o reencontro desta segunda-feira foi interessante. Primeiro porque aconteceu no momento em que todos quebram a força do orgulho e se entendem. Segundo, porque mostrou, mais uma vez, que uma geração marcou época em Riachão do Jacuípe, não só pelo trabalho profissional como pela relação humana.
Por Evandro Matos – enviado especial