Meio Ambiente

Começa oficialmente o verão; Tempo ficará mais quente e chuvoso

De acordo com a previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), os próximos meses devem ser de calor e chuva acima da média. As temperaturas já começaram a passar dos 30°C em diversos estados brasileiros, principalmente no Norte e Nordeste.

Mas o forte calor que sentimos nessa época do ano não é culpa apenas das altas temperaturas. A chamada “sensação térmica” leva em consideração também o vento e, principalmente, a umidade relativa do ar. No verão, a umidade aumenta — com ela, o desconforto.

Sensação térmica

O cálculo dessa “sensação” varia de acordo com a localização do ponto estudado no planeta. Nas zonas tropicais, a umidade é mais relevante que os ventos, e nas zonas temperadas acontece o contrário. Segundo os critérios usados por ele, o Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro localizado na zona temperada.

Se a umidade incomoda de um lado, também alivia de outro. Quando ela sobe a ponto de provocar chuvas, a sensação térmica baixa. “A chuva refresca porque a temperatura cai, não pela umidade”, esclarece Fábio Gonçalves, professor de biometereologia na Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o professor, o conceito de sensação térmica lida com o conforto que sentimos com as condições meteorológicas. A maioria das pessoas se sente mais confortável com temperaturas entre 20ºC e 25ºC, e umidade relativa do ar entre 40% e 70%. Há inclusive estudos que mostram que, fora dessa faixa, os trabalhadores rendem menos. Informações do G1 e foto ilustração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo