Dirigido por Walter Carvalho (Budapeste), Evaldo Mocarzel (Do Luto à Luta) e Leonardo Gudel, escolhido para encerrar o Festival do Rio 2011, o longa-metragem traz imagens inéditas de Raul nos palcos e nos bastidores dos shows.
O filme ainda traz entrevistas com pessoas próximas ao cantor, como o irmão Plínio Seixas e os amigos Waldir Serrão, fundador do Elvis Rock Clube, e Paulo Coelho, parceiro e com quem compôs várias músicas.
O artista
Famoso compositor e cantor, considerado por muitos o pioneiro do rock brasileiro, Raul Seixas teve 26 anos de carreira e 21 discos lançados, com seu estilo de rock e baião ele conquistou pessoas do Brasil todo e é até hoje um grande ícone musical.
Como gostava muito de filosofia, literatura, história, psicologia e latim, Raul dominou o seu público com belas canções. Diferente e místico, o artista baiano mudou a música brasileira, saindo do seu tradicional “lá, lá, lá” e “eu te dou o céu, meu bem” para letras inteligentes e que nunca envelheciam.
Após dominar a música brasileira durante as décadas de 1970 e 1980, Raul se comportou como um revolucionário, enfrentando a Ditadura Militar e o Sistema da época.
Morte e soerguimento
A sua morte, em 21 de agosto de 1989, abriu uma lacuna na música brasileira, mas mostrou o quanto o cantor baiano era querido nacionalmente. A primeira prova aconteceu em São Paulo, quando o seu corpo estava sendo preparado para ser transferido para a Bahia, e aqui ser enterrado.
Ocorre que o corpo seria transferido discretamente e sem qualquer homenagem, mas um grande número de fãs impediu a saída do caixão, exigindo a chegada do carro do Corpo de Bombeiros de São Paulo para que acontecesse o desfile a céu aberto. E aconteceu.
O segundo registro é em relação à guinada que a sua carreira deu após a morte. Praticamente dependente do álcool, Raul vinha em decadência, fazendo poucos shows e quase sem gravar novos discos. Mas a sua morte acordou gerações diferentes, proporcionando uma grande procura por suas músicas, seus discos, camisas e objetos alusivos ao cantor.
Idéia do filme
No ano de 2011, o diretor Walter Carvalho começou a dar inicio no projeto de um documentário que conta toda a trajetória desse grande ícone do rock brasileiro, desvendando muitos segredos do cantor, falando sobre sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que continuam com a mesma admiração depois de 20 anos de sua morte.
O documentário será lançado apenas no dia 27 de janeiro de 2012, mas já foi liberado um trailer para aumentar nossa vontade de ver o filme. Por Evandro Matos, com informações.
Confira o trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=UqqdzfwkWRY&feature=player_embedded#t=9s