A pesquisa também apontou o uruguaio Oscar Tabárez, treinador da seleção de seu país, como o melhor técnico do continente.
No total, 247 jornalistas de 19 países participaram da eleição entre os meses de novembro e dezembro, e Neymar superou o chileno Eduardo Vargas (Universidad de Chile) na sondagem por 60 votos de diferença. Com 130 votos, o brasileiro bateu o recorde que era do argentino Juan Sebastián Verón, campeão em 2009 com 109. Outro santista, Paulo Henrique Ganso, ficou em terceiro lugar com 33.
Oscar Tabárez, que comandou o Uruguai no título da Copa América, derrotou o argentino Jorge Sampaoli, técnico campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile.
“Neymar teve um ano brilhante, conquistando a Copa Libertadores com o Santos e jogando um futebol que assombrou o mundo e que lhe abriu as portas das melhores equipes, que se matam para contratá-lo”, afirma o site do jornal.
O atacante de 19 anos conquistou a Libertadores e o Campeonato Paulista, dos quais foi eleito o melhor jogador, e ainda venceu o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira. Ele foi o quinto brasileiro a ficar com o título de Rei da América, depois de Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994) e Romário (2000).
Na pesquisa entre jogadores que atuam no futebol europeu, o argentino Lionel Messi (Barcelona) venceu pela terceira vez seguida. O técnico do Barça, Josep Guardiola, foi escolhido o melhor treinador.